Terça-feira, 01 de Setembro de 2026

Home Agro Curso gratuito da Angus na Expointer apresenta tecnologias que estão transformando a pecuária

Compartilhe esta notícia:

A ciência e a inovação foram o foco da segunda edição do Desenvolve Angus, realizada nesta segunda-feira (31), durante a 49ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Promovido pela Associação Brasileira de Angus, o curso gratuito reuniu estudantes de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia para discutir os desafios e as novas ferramentas da pecuária.

Na abertura, o presidente da Associação, José Paulo Dornelles Cairoli, destacou a participação dos jovens na construção do futuro do setor e apresentou o projeto da entidade para atuar como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação), sendo uma organização dedicada à pesquisa. “Entendemos que a participação de vocês é fundamental, porque sabemos que através de vocês podemos evoluir. O processo de inovação e tecnologia faz parte do nosso propósito”, afirmou Cairoli.

A engenheira agrônoma Carolina Silveira da Silva, coordenadora de Pesquisa e Inovação da Associação, apresentou pesquisas que buscam ampliar a adaptação dos animais ao clima, aumentar a resistência e melhorar o desempenho em cruzamentos. “Queremos manter a preservação da tradição de criar a raça com as suas qualidades, mas transformar tudo isso em ciência de dados e inteligência econômica”, ressaltou Carolina.

A sustentabilidade também esteve entre os temas. A professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Carolina Bremm, mostrou como mudanças no manejo das pastagens podem aumentar o desempenho dos animais e reduzir o impacto ambiental da pecuária. Entre as ferramentas apresentadas, estão inteligência artificial e sensoriamento remoto.

A programação ainda abordou sanidade, reprodução e planejamento da produção. “O técnico não deve apenas apagar incêndios, o técnico precisa trabalhar o sistema”, afirmou Fernando de Oliveira, professor da Faculdade de Veterinária da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), destacando a importância de uma atuação preventiva no campo.

Uma raça de 120 anos olhando para o futuro

Em um ano que marca os 120 anos da raça no Brasil, o Desenvolve Angus buscou aproximar estudantes de diferentes áreas dos profissionais que atuam na cadeia produtiva. “É sempre bom a gente ressaltar que é a raça mais usada no país para cruzamento industrial”, afirmou o assessor técnico Josnei De Nardi.

A programação da tarde aprofundou a discussão sobre sustentabilidade. O especialista do Instituto Senai de Química e Meio Ambiente, Luciano Braga Souto, e o professor da UFRGS, Pedro Arthur de Albuquerque Nunes, abordaram como a análise do ciclo de vida pode identificar os impactos ambientais da produção bovina e gerar dados para orientar medidas de redução de emissões.

A abordagem reforçou uma das principais mensagens do Desenvolve Angus: o futuro da pecuária passa pela capacidade de transformar informação e pesquisa em decisões mais eficientes dentro da propriedade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Curso gratuito da Angus na Expointer apresenta tecnologias que estão transformando a pecuária
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias