Sábado, 27 de Abril de 2024

Home Brasil Dados de covid de Estados e municípios lançados em sistemas do SUS após 10 de dezembro estão indisponíveis

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Saúde informou que as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e ConecteSUS, afetados pelo ataque hacker em dezembro, estão recebendo dados há duas semanas. No entanto, as informações lançadas nessas bases pelos gestores de saúde de todo o País, após o dia 10 de dezembro, ainda não constam nas plataformas para quem quiser consultá-las.

Em nota, o ministério disse que “todas as informações podem ser registradas pelos gestores locais e, assim que a integração de dados for restabelecida, os registros poderão ser acessados pelos usuários”.

Esses dados são importantes para a vigilância de casos, mortes e adesão à vacinação contra a covid-19.

O e-SUS Notifica, por exemplo, tem como objetivo auxiliar no controle da pandemia no País. Ele foi lançado para receber notificações de síndrome gripal suspeita e confirmada de covid.

O SI-PNI traz informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no Brasil.

Já o ConecteSUS tem entre suas funcionalidades a emissão do Certificado Nacional de Vacinação contra covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

No podcast O Assunto desta sexta, o infectologista Julio Croda, integrante da Fundação Oswaldo Cruz e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical detalhou o que faz cada um dos sistemas integrados do SUS e qual o caminho da informação do atendimento nas unidades de saúde até a consolidação no Ministério.

Relembre o ataque

O sistema foi invadido por hackers na madrugada de 10 de dezembro. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença. Os dados de vacinação haviam sido perdidos no dia do ataque, mas foram recuperados em 12 de dezembro.

Na época, o ministério disse que foram atingidos os seguintes sistemas:

– e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid);
– Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país, e
– ConecteSUS – funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

A queda dos sistemas do SUS teve reflexos em todo o País. Quem precisou comprovar a vacinação completa contra o coronavírus, recorreu ao comprovante de vacinação físico para provar que recebeu as vacinas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Djokovic é fotografado abraçando crianças em evento um dia após testar positivo para covid
Exportação de frango do Brasil fecha 2021 com recorde apesar do recuo em compras da China
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa