Sábado, 27 de Dezembro de 2025

Home Política Datafolha: o número que tira Lula do conforto e agrada Flávio Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

O Datafolha trouxe um retrato que vale mais do que muita tese: o Brasil que se autoidentifica politicamente está mais à direita do que à esquerda.
Pelos números, 46% dos entrevistados se colocam na soma de direita (35%) + centro-direita (11%). Do outro lado, 29% se declaram esquerda (22%) + centro-esquerda (7%). O centro aparece com 17% e 8% não souberam responder. Ou seja: há uma vantagem de 17 pontos para o campo da direita.

Traduzindo para o mundo real (e para Brasília): hoje existe mais gente dizendo que pensa como Flávio Bolsonaro do que como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso não significa, automaticamente, voto. E Lula, sim, continua favoritíssimo.

Mas significa clima, linguagem, agenda – e um País em que o discurso conservador segue com mais lastro social do que o discurso progressista. Uma surpresa, na verdade.

Para o governo, fica um aviso simples: governar como se o Brasil fosse majoritariamente de esquerda é ignorar o espelho. E espelho, cedo ou tarde, cobra. 2026 está logo ali e pode não ser o ano da derrota, mas outras eleições acontecerão no País.

Pesquisa

O presidente Lula empata tecnicamente com Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Ratinho Junior (PSD-PR) em eventual segundo turno na disputa pela Presidência da República. Os dados são de levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nessa sexta-feira (26).

Nos quatro cenários, apesar de Lula aparecer à frente numericamente, há empate técnico, ou seja, dentro da margem de erro.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de dezembro, com 2.038 eleitores em 163 municípios nas 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Em um primeiro cenário contra o senador Flávio Bolsonaro, o petista aparece com 44,1% e o filho do ex-presidente com 41%.

Já na segunda simulação, contra Tarcísio de Freitas, Lula tem 44% e o governador de São Paulo, 42,5%.

Em uma disputa contra Michelle Bolsonaro, o atual presidente alcança 44,8%, enquanto a ex-primeira-dama fica com 41,4%.

Contra o governador do Paraná, Ratinho Junior, Lula tem 43,8% das intenções de voto, e o adversário fica com 40,2%.

O único cenário em que o petista é favorito, sem empate técnico, é contra a senadora Tereza Cristina (PP-MT). O presidente registra 44,6% e a parlamentar, 30,3%.

A pesquisa ainda mostra uma simulação entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível e cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por participação na trama golpista. Neste cenário, o chefe do executivo obtêm 43,6% e o ex-mandatário, 43,4%.

O instituto também simulou o primeiro turno da eleição presidencial de 2026. Neste caso, em todos os cenários, o presidente Lula lidera. No cenário com Jair Bolsonaro, o petista tem 36,9% contra 31,3% do ex-presidente; já contra Flávio Bolsonaro, apontado como sucessor do pai, o chefe do Executivo soma 37,6%, ante 27,8% do senador.

Em outras simulações, Lula também supera Tarcísio de Freitas, que aparece com 26,2%, e Michelle Bolsonaro, que registra 24,4%. Nos diferentes cenários, candidatos como Ciro Gomes, Ratinho Junior, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Tereza Cristina e Renan Santos aparecem com percentuais menores, enquanto os índices de votos brancos, nulos, nenhum e indecisos variam entre cerca de 6% e 12%. (Com informações da revista Veja e da CNN Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Decisão “consciente e legítima”: entenda o que levou Bolsonaro a divulgar carta que formaliza Flávio para 2026
“Abusiva” e “perigosa”: juristas criticam atuação do ministro do Supremo Dias Toffoli no caso do Banco Master
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Madrugada