Sábado, 01 de Novembro de 2025

Home Variedades De smartphone a roupa de astronauta: conheça as muitas aplicações do ouro

Compartilhe esta notícia:

O ouro possui propriedades muito valorizadas pela indústria por ser excelente condutor de eletricidade e bastante resistente à oxidação. Por isso, é usado em diversos equipamentos eletroeletrônicos. O metal está presente, por exemplo, em chips, processadores de TV e celulares.

Outra aplicação é na fabricação de satélites, por causa da propriedade refletora. O ouro também é matéria-prima de trajes espaciais. O visor dos capacetes dos astronautas possui uma fina camada do metal. Ele permite a passagem da luz e garante a proteção aos olhos.

Na fabricação de artigos tecnológicos e de componentes presentes nos eletrônicos, o ouro é utilizado em conjunto com outros metais, para compor ligas que são empregadas na fabricação de peças para esses aparelhos. Principalmente, pela característica condutora desse elemento.

O ouro é utilizado nesses produtos em razão da boa condutividade elétrica e da excelente resistência à corrosão. Além disso, por ser um bom refletor de radiações infravermelhas, o ouro é aplicado em películas da cobertura protetora de satélites.

Uma curiosidade: devido a essa reflexão, o metal também é utilizado nos visores de trajes espaciais, com a finalidade de reduzir o aquecimento interno proveniente da radiação solar nas roupas dos astronautas.

Na indústria tecnológica, o ouro é utilizado principalmente na fabricação de condutores elétricos, placas de computadores, celulares, televisores e câmeras. Contudo, o material é encontrado em pequenas quantidades e aliado a outros elementos nesses produtos, em razão do alto valor de mercado do metal.

Nesses produtos, o ouro é encontrado aliado a outros metais. As ligas mais utilizadas são as de ferro, níquel e sais de cobalto, já que o material é considerado mole e muito flexível. O metal também é utilizado em outros fins, confira outras aplicações.

Alimentação

Há algum tempo, o ouro é utilizado como elemento de decoração em restaurantes caros e badalados ao redor do planeta. Um dos locais mais conhecidos é a casa de carne Nurs-Et, que ficou famosa pelas carnes envoltas em folhas comestíveis do metal.

A rede do chef Nusret Gokçe, conhecido como Salt Bae, cobra cerca de R$9 mil pelos filés grelhados cobertos com ouro. As folhas de ouro comestíveis “não tem sabor e não alteram o sabor dos alimentos”, segundo a nutricionista Gisele Haiek, em entrevista ao Portal G1.

O elemento também é utilizado na decoração de sobremesas e não oferece risco à saúde, quando consumido em pequenas quantidades. Segundo a nutricionista, o ouro utilizado nos preparos é diferente do encontrado nas joias, já que ele é puro, ou seja, sem outros metais misturados. Além disso, são utilizados geralmente os quilates 23 e 24, considerados os mais puros.

O elemento é empregado para garantir glamour e sofisticação em pratos de grandes restaurantes, garantindo aos clientes diferentes experiências em momentos especiais. Por exemplo, as folhas de ouro comestíveis são encontradas com frequência em estabelecimentos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como o café com o produto, vendido no hotel sete estrelas Burj Al Arab.

Saúde

O ouro também é usado na medicina e na odontologia. A aplicação mais conhecida do metal nessas áreas é na produção de blocos dentários. No entanto, o elemento também é encontrado em tratamentos para câncer, reumatismo, malária e AIDS.

Desde a infância, os famosos “dentes de ouro” estão presentes nos filmes e desenhos infantis. O conhecido “acessório pirata” é uma alternativa para que as pessoas recuperem o sorriso, após problemas ou tratamentos odontológicos.

No combate ao câncer, o elemento é utilizado em medicamentos da quimioterapia. Nesse caso, nanotecnologias empregadas em remédios se conectam às células cancerígenas e, quando iluminadas com raio laser, refletem um sinal mais forte e mais claro do que com as produzidas com outros materiais. As células cancerígenas são “atacadas” com esses medicamentos.

O metal também é utilizado na composição de tratamentos homeopáticos. O ouro, utilizado em pequenas quantidades, trata infecções respiratórias. Em quantidades maiores, ele é empregado em antidepressivos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Por que a geração X (especialmente mulheres) é a mais dependente dos alimentos ultraprocessados? Novo estudo explica
Seu celular está te ouvindo? Veja a resposta oficial de chefe do Instagram
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News