Terça-feira, 18 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Decreto estadual oficializa 2026 como período comemorativo dos 55 anos do Dia Nacional da Consciência Negra, criado em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Em cerimônia realizada nessa terça-feira (18) no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite lançou oficialmente 2026 como período de celebrações pelos 55 anos do 20 de Novembro, Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra – data criada em Porto Alegre em 1971. A iniciativa consta em decreteto estadual assinado durante a solenidade.

A iniciativa tem por finalidade reforçar a importância histórica da data – proposta na época pelo Grupo Palmares, que teve entre seus idealizadores o poeta e professor gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009). Foi dele, aliás, a ideia de transformar a efeméride em um marco nacional da luta antirracista e da memória de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder da resistência contra a escravidão a partir de um quilombo em área hoje abrangida pelo Estado de Alagoas.

Durante a solenidade também foram detalhadas as ações da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) no âmbito do Programa de Educação Antirracista, criado em 2022. Trata-se de um conjunto de iniciativas que inclui atividades de formação para professores, adoção de protocolos de orientação e fortalecimento de Escolas Antirracistas, que incorporam as relações étnico-raciais em suas práticas pedagógicas e administrativas.

O evento contou com a presença de nomes de referências na área, como a professora e estudiosa da literatura negra Sátira Pereira Machado e a educadora Naiara Silveira Lacerda, filha do poeta Oliveira Silveira, precursor do movimento que originou a efeméride.

Também participaram a secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, o subsecretário de Desenvolvimento da Educação da pasta, Marcelo Jeronimo Rodrigues Araújo, e a coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais para Equidade, Luana Rodrigues. A lista se completou com o secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Artur Lemos.

Com a palavra…

Em discurso durante a solenidade, a adjunta Stefanie reforçou a importância do trabalho do órgão na promoção da equidade racial:

“O decreto transforma em compromisso de governo o trabalho que já vínhamos desenvolvendo na pasta em torno da equidade e das práticas antirracistas. “Nossa meta, até novembro do ano que vem, é ampliar esse movimento, alcançando ainda mais escolas e estudantes. Assim, fortalecemos ações já existentes e abrimos espaço para novas iniciativas construídas com a comunidade escolar.”

Leite também se manifestou, ressaltando a necessidade de ações contra a discriminação racial:

“Essa luta não é apenas de um grupo, mas de todos nós. Nunca seremos a sociedade que queremos, justa e igualitária, se uma parte ficar para trás e continuar sofrendo com o preconceito. Não é uma busca apenas do povo negro, mas de todos que querem um futuro melhor”.

Ele acrescentou: “Estamos decretando o ano que celebra os 55 anos do 20 de novembro, rememorando a contribuição do povo negro para a construção do Estado e do País. Queremos reafirmar o compromisso do governo de guiar a sociedade na direção da equidade e do respeito. A data ganhou relevância a partir do grande intelectual gaúcho Oliveira Silveira, ajudando a disseminar a força desse movimento por todo o Brasil”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Segurança pública do Rio Grande do Sul recebe investimento de R$ 100 milhões em viaturas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News