Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

Home Porto Alegre Defesa Civil emite alerta para chuvas volumosas e inundações em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu no início da tarde desta segunda-feira (18), um alerta sobre a possibilidade de chuvas volumosas e inundações nas regiões ribeirinhas. A cheia do Lago Guaíba – que, durante a manhã, voltou a atingir a cota de inundação (2,2 metros) na Ilha da Pintada – pode afetar as famílias que residem no bairro Arquipélago e na Zona Sul.

Os agentes da Defesa Civil e das subprefeituras realizaram vistorias nas áreas mais próximas às águas. Enquanto isso, a Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) reativou, de maneira preventiva, o abrigo provisório na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros.

“O Guaíba continua elevado pois o vento está soprando na direção Sul, prejudicando o escoamento do volume acumulado. Estamos organizados para acolher as pessoas que necessitarem”, afirma o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

A elevação do Guaíba é decorrente das chuvas que caíram sobre a Capital nas últimas semanas e, também, do escoamento dos volumes hídricos do sistema Jacuí/Taquari. O alerta, válido até a sexta-feira, 22, indica a possibilidade de até 60 milímetros por dia e rajadas de vento na casa dos 50km/h.

A Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergência), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha a situação.

Orientações

A Defesa Civil orienta que as pessoas que residem nas áreas de risco de inundações busquem auxílio e abrigo temporário junto a familiares, ou nas estruturas disponibilizadas pela prefeitura. O órgão recomenda que a população não transite em locais sujeitos a inundações, enxurradas ou entre em alagamentos.

Serviços

A Unidade de Saúde Ilha da Pintada está fechada em razão dos alagamentos causados pela cheia do Guaíba. O Centro Integrado de Coordenação de Serviços acompanha as demandas geradas pelas chuvas. As atualizações são publicadas, em tempo real, no Twitter do CEIC-POA.

Emergências – Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Cadastramento de pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul continua nesta semana
Semana começa com quase 1,6 mil novas vagas de emprego na unidade municipal do Sine de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde