Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Home em foco Delegação do Brasil anima abertura dos Jogos de Inverno Milão-Cortina, na Itália

Compartilhe esta notícia:

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina foram oficialmente inaugurados nesta sexta-feira, às 20h, na Itália (16h, horário do Brasil), em uma cerimônia que transformou o Estádio San Siro, em Milão, no epicentro do esporte mundial. O momento mais aguardado para os torcedores brasileiros aconteceu quando a delegação nacional cruzou o estádio, com Nicole Silveira, do skeleton, e Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, dividindo a honra de carregar a bandeira brasileira em um gesto de união que simbolizou a força do país nos esportes de gelo e neve.

A representatividade brasileira contou ainda com Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica brasileira, que conduziu a bandeira olímpica ao lado de outras personalidades convidadas pelo COI.

A cerimônia começou com dezenas de artistas e bailarinos no gramado de San Siro, onde os primeiros compassos do espetáculo deram o tom: celebrar a beleza e a cultura italiana. O mito de Eros e Psiquê à música de três dos grandes compositores do país: Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioachino Rossini.

Não houve muita espera até que um dos momentos mais aguardados fosse anunciado, apenas 15 minutos após o início: Mariah Carey em San Siro cantando em italiano, especificamente o clássico Nel Blu Dipinto Di Blu (popularmente conhecido como Volare), com o qual Domenico Modugno venceu o Festival de San Remo em 1958, seguido por Nothing is impossible, em inglês.

Foi a deixa para a entrada das autoridades. Se a Rainha Elizabeth II chegou ao estádio para a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 em um vídeo de ficção guiado por James Bond, interpretado pelo ator Daniel Craig, desta vez foi em um bonde número 26 conduzido pelo lendário ex-campeão de motociclismo Valentino Rossi, transportando o presidente da Itália, Sergio Mattarella, que ocupava o lugar de honra no camarote ao lado da presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry. Muito próximo de ambos estava o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, uma das personalidades políticas presentes no evento que foi alvo de protestos.

O Brasil entra na competição com 14 representantes em cinco modalidades: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. O clima é de otimismo, especialmente pelos pódios conquistados por Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener na atual temporada da Copa do Mundo, o que alimenta a esperança de superar o histórico nono lugar de Isabel Clark obtido há uma década.

Com as disputas de curling e hóquei já iniciadas nos dias anteriores, o cronograma brasileiro ganha fôlego imediato com as provas classificatórias de esqui cross-country em Tesero, onde Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva fazem sua estreia. A jornada verde e amarela em solo italiano só terminará no dia 22 de fevereiro, quando a equipe de bobsled 4-man encerrará a participação brasileira em Cortina d’Ampezzo. (Com informações da AFP, Agência Brasil e Veja)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Fim da jornada 6×1 pode eliminar mais de 600 mil empregos com carteira assinada
Atlântida tem espaço para cães curtirem o verão com segurança
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias