Domingo, 16 de Junho de 2024

Home em foco Democratas elegem primeiro negro como líder do partido na Câmara dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Os democratas da Câmara dos Estados Unidos elegeram nesta quarta-feira, 30, o deputado Hakeem Jeffries como seu líder, tornando-o o primeiro legislador negro a liderar um partido no Congresso americano. O nova-iorquino sucede à presidente da Câmara, Nancy Pelosi (Califórnia), que liderou os democratas por duas décadas e foi a primeira mulher a ocupar o cargo.

Mostrando uma rara unidade partidária após suas derrotas nas eleições de meio de mandato, os democratas da Câmara passaram de um líder histórico para outro, escolhendo o nova-iorquino de 52 anos, que prometeu “fazer coisas”, mesmo depois que os republicanos tomaram o controle da Câmara nas eleições de meio de mandato. A votação a portas fechadas foi unânime, por aclamação.

Jeffries levará o título de líder da minoria quando o Congresso voltar em janeiro. Jeffries e dois outros legisladores na liderança – a deputada Katherine M. Clark (Massachusetts), de 59 anos, como assistente do líder da minoria; e Pete Aguilar (Califórnia), de 43 anos, como o terceiro democrata na Câmara – representarão uma mudança geracional para os democratas que estarão em minoria na Casa.

“É uma responsabilidade solene que todos nós estamos herdando”, disse Jeffries aos repórteres antes da reunião do partido. “Faremos o melhor trabalho que pudermos para as pessoas.”

É raro um partido que perdeu as eleições de meio de mandato se reagrupar tão facilmente. Isso contrasta fortemente com a revolta entre os republicanos, que lutam para se unir em torno do líder republicano Kevin McCarthy como o novo presidente da Câmara enquanto se preparam para assumir o controle na Câmara.

“Parabéns ao líder designado Hakeem Jeffries, à líder indicada Katherine M. Clark e ao presidente designado Pete Aguilar!” Pelosi disse em um comunicado. “Juntos, esta nova geração de líderes reflete a vitalidade e a diversidade de nossa grande nação – e eles irão revigorar nossa bancada com sua nova energia, ideias e perspectivas.”

Os novos líderes, disse ela, estão preparados para “continuar a luta dos democratas pelas famílias trabalhadoras e pela defesa da democracia”.

Nancy Pelosi

Pelosi disse que é grata pelos anos em que liderou o caucus democrata e disse esperar uma transição “ordenada” na liderança. A presidente da Câmara afirmou que permanecerá no Congresso até o final de seu mandato, em janeiro – o que é uma decisão incomum na política americana.

A transição, segundo fontes, ocorre à vista de todos, com os três trabalhando com o aceno de Pelosi nos últimos anos em cargos de liderança de baixo escalão à medida que ela se preparava para deixar o posto. Na terça-feira, colegas concederam a Pelosi o título honorífico de “presidente emérita da Câmara”.

Pelosi anunciou sua decisão de não buscar a posição de liderança depois de décadas no comando para se concentrar mais em sua família e permitir que uma nova geração de líderes subisse ao poder

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Grupo de Transição estuda transformação da Polícia Federal em FBI
Vista para o mar, culinária mundial e seis dias de preparo: conheça os restaurantes mais luxuosos de Doha
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias