Quinta-feira, 19 de Junho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 18 de junho de 2025
A Kraft Heinz anunciou que irá remover corantes alimentares sintéticos de todos os seus produtos nos Estados Unidos até o final de 2027, eliminando ingredientes como o Vermelho nº 40 e o Amarelo nº 5 de itens como Jell-O e Kool-Aid.
Com isso, a Kraft Heinz se torna a maior empresa de alimentos processados dos Estado Unidos a se comprometer totalmente com a eliminação de corantes artificiais regulados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês). A dona das marcas Heinz e Oscar Mayer também afirmou que não lançará novos produtos no país contendo esses corantes.
Em abril, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) e a FDA anunciaram que trabalhariam com fabricantes de alimentos para eliminar os corantes sintéticos até o fim de 2026.
A recente campanha contra esses aditivos tornou-se um dos pilares do movimento “Make America Healthy Again” (em tradução livre, “Torne a América Saudável Novamente” e uma referência ao slogan MAGA do presidente Donald Trump, de “Make America Great Again”), liderada pelo secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., uma figura polêmica em outra frente, por ser contra vacinas.
“Estamos constantemente evoluindo nossas receitas, produtos e portfólio para oferecer excelência a consumidores e clientes”, disse Pedro Navio, presidente da Kraft Heinz na América do Norte, em comunicado. “A grande maioria de nossos produtos já utiliza corantes naturais ou nenhum tipo de corante, e temos trabalhado para reduzir o uso de corantes FD&C no restante do nosso portfólio.”
O termo corantes FD&C se refere a sete corantes sintéticos comuns aprovados pela FDA para uso em alimentos, que representam quase todos os corantes artificiais consumidos pelos americanos. Em janeiro, a FDA anunciou a proibição do Vermelho nº 3 e, em abril, afirmou que pretende eliminar os outros seis, que ainda são legais e estão presentes em dezenas de milhares de produtos nos supermercados e lojas de conveniência dos EUA.
Segundo a Kraft Heinz, cerca de 90% de seus produtos vendidos nos EUA já não contêm corantes sintéticos. A empresa retirou os corantes do Kraft Macaroni & Cheese em 2016.
Mesmo assim, ainda há dezenas de produtos da empresa que os utilizam, como molhos para salada, marshmallows que mudam de cor e condimentos como relish, normalmente feitos à base de pepino. Muitos estão nas categorias de sobremesas e bebidas, incluindo Mio (saborizantes de água), Crystal Light, misturas para bebidas Kool-Aid, e as gelatinas e pudins Jell-O, segundo um porta-voz da companhia.
Nos produtos em que as cores não são “críticas para a experiência do consumidor”, a Kraft Heinz irá removê-las por completo. Em outros casos, os corantes sintéticos serão substituídos por corantes naturais — ou por novos corantes criados quando não houver alternativas naturais equivalentes.
A empresa também pretende trabalhar com licenciados de suas marcas para incentivar a remoção dos corantes. Parceiros como a Morris National, por exemplo, produzem balas com corantes sintéticos sob a marca Jell-O, enquanto a Frankford fabrica balas em formato de cachorro-quente com a marca Oscar Mayer.
PepsiCo lança Ruffles sem corantes artificiais
Antes da Kraft, a PepsiCo, fabricante de salgadinhos como Doritos e Cheetos, também se comprometeu a oferecer opções com corantes naturais nos próximos anos. Em março, a empresa colocou um novo produto no mercado americano, a Simply Ruffles Hot & Spicy, batatas livre de aromas e corantes artificiais e salpicada de especiarias.
Mais suaves, elas são colocadas nas prateleiras dos supermercados dos EUA ao lado das famosas Ruffles Flamin’ Hot, também da PepsiCo, que devem sua cor vermelha exagerada a corantes artificiais bastante criticados, como o Vermelho nº 40 e o Amarelo nº 6, e são extremamente picantes. As novas batatas usam pó de tomate e pimenta vermelha.
A PepsiCo já possui uma dúzia de marcas sem corantes artificiais, incluindo a marca Simply, e está trabalhando para eliminá-los de mais oito marcas no próximo ano. No entanto, os favoritos dos consumidores como Doritos e Cheetos ainda estão em processo de reformulação, segundo Ian Puddephat, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento de ingredientes alimentícios da empresa.
Já a Tyson Foods anunciou em maio que eliminará todos os corantes sintéticos de seus produtos, embora a fabricante de frango e carnes tenha pouca exposição a esses ingredientes. As informações são do portal O Globo.
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