Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 29 de setembro de 2025
O deputado Afonso Hamm (PP) alerta que o agro gaúcho vive uma crise sem precedentes por “enchentes, estiagens e dívidas sucessivas que colocaram milhares de famílias contra a parede”. O deputado, que foi o relator do Projeto de Lei 5122/2023 aprovado pela Câmara com 346 votos, defende a securitização das dívidas rurais como alternativa concreta para reestruturar os débitos e garantir a continuidade da atividade produtiva no campo, e expôs ao ministro da Fazenda Fernando Haddad o contexto da crise que afeta todo o agro brasileiro. Afonso Hamm mencionou ao ministro, que o governo apresentou a Medida Provisória 1316/25, com R$ 12 bilhões, “mas a verdade é que esses recursos são paliativos e não resolvem o problema estrutural do endividamento.” O deputado disse claramente ao ministro, que “esses 12 bilhões são absurdamente insuficientes: é como colocar o agro gaúcho e o agro do Brasil dentro de um fusca. A realidade é que o produtor não tem mais bens para dar em garantia, e não tem fundo garantidor. Assim, os bancos não terão como renegociar estas dividas”. Afonso Hamm reiterou ao ministro Haddad, que o projeto de securitização aprovado pela Câmara, aguardando votação pelo Senado, representa a solução:
– Por isso, defendo o PL 5122/23, do qual fui relator e que foi aprovado com ampla maioria na Câmara. A proposta garante uma solução definitiva e digna, para alongar as dívidas sem empurrar o produtor para novos passivos, utilizando recursos do Fundo Social do pré-sal. O campo não pede esmola, pede respeito e condições de continuar produzindo para o Brasil”, afirma Afonso Hamm.
Sem Tarcísio, Centrão prefere Ratinho Jr. para presidente
Segundo matéria do Estadão, um influente líder do Centrão revela que a tendência é de apoio unificado a Ratinho Jr., caso Bolsonaro não declare apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Se (o ex-presidente Jair) Bolsonaro não apoiar Tarcísio, é quase certo que o Centrão inteiro vá com Ratinho”, afirmou a liderança, sob condição de anonimato. Ratinho Jr., cauteloso, afirma que “essa decisão – candidatura à presidência da Republica – será tomada no ano que vem, dentro do partido”.
Eduardo Leite: Presidente, Senador. Ou permanecer governador?
Apresentando-se como pré-candidato pelo PSD – mesmo partido do governador Ratinho Jr. – o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite tem afirmado que é muito cedo para definições. “Estamos há mais de um ano das eleições”, disse Eduardo Leite ao colunista. Especula-se que Leite só seguirá em frente – presidência ou Senado – se tiver dados confiáveis de viabilidade em um ou outro projeto. Caso contrário, não está afastada a hipótese de permanecer no governo até o final do mandato, que só termina em janeiro de 2027.
Crise no Banco Master ameaça deixar empresas com títulos do banco no ‘limbo’, dizem fontes.
As dificuldades do Banco Master começam a preocupar empresas e fundos de pensão que carregam títulos emitidos pela instituição. Após reguladores rejeitarem sua fusão com o BRB (Banco Regional de Brasília), o banco busca capital em meio à exposição a ativos de risco. Oncoclínicas e Metalfrio estão entre as companhias com dívidas do Master em balanço, assim como a Rioprevidência, segundo informa o Bloomberg News. O Banco Master, contratou em abril deste ano, o escritório Barci de Moraes, onde trabalham a mulher e dois filhos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Operação policial mira assentamento em Hulha Negra e Candiota
A Delegacia de Polícia de Candiota, com apoio da 9ª Região Policial, do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e do 6º RPMon da Brigada Militar, deflagrou desde a semana passada, a Operação Arcarius nos municípios de Hulha Negra e Candiota. A ação teve o suporte do Batalhão de Choque da Brigada Militar, da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil, com emprego de helicóptero, e do Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo foi o cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão em locais investigados no interior desses municípios, onde atua um grupo criminoso apontado como responsável por uma série de invasões de lotes, ameaças e danos ao patrimônio de assentados. Mais de 260 policiais civis e militares participaram da ofensiva, que resultou em seis prisões em flagrante e na apreensão de seis armas de fogo, incluindo rifles, espingardas e armamento com numeração raspada.
A despedida de Jahyr Souza da Silva, pai de Jairo Jorge
O ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge despediu-se ontem, ao lado de familiares e amigos, de seu pai, Jahyr Souza da Silva, que faleceu sábado aos 98 anos de idade, vítima de um câncer. Nascido em Nova Santa Rita, na época distrito de São Sebastião do Caí. Nas suas redes sociais, Jairo Jorge lembrou do pai como inspiração permanente:
“Nos momentos mais difíceis da minha vida, ele sempre esteve ao meu lado. Apagou como uma vela hoje às 08h05 minutos. Morreu sereno como viveu, com toda sua família ao seu redor”.
Justiça absolveu Jairo Jorge em três processos
Nas últimas três semanas, Jairo Jorge (PSD) foi absolvido em três processos. Na sexta-feira, o ex-prefeito de Canoas foi absolvido, pela 3° Vara Cível da Comarca de Canoas, de uma ação que tratava da compra de uniformes escolares em 2013, primeiro ano de seu segundo governo. Na época, a aquisição foi realizada para mais de 30 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, utilizando a adesão à Ata de Preço, fruto de licitação, feita pela Prefeitura de Dourados. Após a aquisição, o Ministério Público alegou que havia sobrepreço e ingressou com uma ação judicial, levando ao bloqueio de bens de Jairo Jorge e de outras pessoas, processo que se encerrou sexta-feira, com a absolvição do ex-prefeito. Durante 12 anos, os adversários de Jairo Jorge usaram essa ação para atacá-lo, lembra o ex-prefeito. Após as três absolvições nas últimas semanas, Jairo Jorge afirmou, mais uma vez, que “acredito na justiça dos homens, mas principalmente na Justiça Divina”.
Flávio Pereira
@flaviorrpereira