Sábado, 24 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 24 de maio de 2025
O deputado federal Alceu Moreira (MDB) aguardava ainda ontem à noite o anúncio do governo federal da prorrogação das dívidas dos produtores rurais. O deputado, que permanece em Brasília, conversou pelo telefone com o colunista e lembrou que “o ministro Carlos Favaro (Agricultura) prometeu que entre quarta e quinta-feira, o tema teria decidido pelo Conselho Monetário Nacional e, no máximo nesta sexta-feira (23) estaria anunciada a medida. Para minha surpresa, tem uma série de outras medidas publicadas pelo Conselho Monetário, mas nenhuma linha sobre a prorrogação do prazo para as dívidas rurais”.
O deputado revelou ao colunista ter conversado com a ministra do Planejamento, Simone Tebet
“Ela – Simone Tebet – me disse que esse tema depende da Fazenda, mas a Fazenda não tem posição sobre isso porque ainda não tem a fonte de recursos. Então, ao que eu saiba, não tem nada sobre prorrogação das dívidas rurais. Estou esperando que uma ata extraordinária resolva isso. Tenho certeza que o ministro Carlos Favaro está correndo atrás disso, Nós estamos na expectativa esperando isso. Temos reunião quarta-feira para discutir o arranjo de um fundo que compre dividas para viabilizar credito dos produtores. Mas a única certeza é de que nosso prazo é dia 30. Se até lá não tivermos uma solução, todos os produtores ficarão insolventes”, afirma Alceu Moreira.
PDT garante quatro assinaturas para pedido da CPMI das fraudes do INSS
Os deputados Marcos Tavares, Max Lemos, Pompeo de Mattos e a senadora Leila Barrosforte, da bancada do PDT, assinaram o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar fraudes nos descontos associativos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Na quinta-feira (22), o pedido da CPMI já havia alcançado assinaturas de 244 deputados e 43 senadores.
Deputado Delegado Zucco diz que o Estado pode projetar sistema ferroviário próprio
O deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos) disse ontem que o governo do Estado desconhece a legislação que cuida do setor ferroviário. Lembrou que a Emenda Constitucional 84/2023 autorizou o Estado a projetar a criação de um sistema ferroviário que poderá ser administrado pelo próprio poder público ou concedido à iniciativa privada para exploração.
“O tema é importantíssimo para que possamos buscar soluções para os graves problemas logísticos e de transporte do escoamento da produção e transporte de pessoas. Por isso apresentei um Projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Ferrovias para que este e o próximo governo tenham uma legislação específica para o tema. Agora iremos debater com os deputados e a sociedade na busca da aprovação dessa lei”, afirma o deputado delegado Zucco.
Ministro Luiz Fux será o relator do Mandado de Segurança para instalação da CPI das Fraudes no INSS
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux será o relator do mandado de segurança apresentado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para obrigar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ronaldo Caiado: “Governo Lula quer combater o crime como o SUS combate pneumonia”
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, realizou palestra na Assembleia Legislativa de Sergipe ontem (23), durante o Seminário da Frente Parlamentar da Segurança Pública no Congresso Nacional. Segundo nota encaminhada a esta coluna pela assessoria do governador Caiado, “ele criticou o governo Lula por querer usar o Sistema Único de Saúde (SUS) como modelo para a segurança pública, sem considerar as particularidades e diferenças de cada área. Referência no assunto, devido à queda contínua dos índices de criminalidade em Goiás, Caiado engrossou o coro contra a atuação do governo federal na área e a tentativa de concentrar poder a partir do Sistema Único de Segurança Pública:
“Estão querendo copiar o SUS. Mas pneumonia a gente trata em Sergipe, Goiás ou em São Paulo com o mesmo protocolo. Em segurança pública, não. O crime é diferente em cada estado. E o sistema não pode ser único, mas deve ser integrado. É buscar uma forma conjunta de atuação, com sala de comando de inteligência e operacional que funcione”, afirmou.
Cherini cita pesquisa interna e aponta o deputado federal Zucco como candidato do PL ao Piratini em 2026
Ontem, o presidente estadual do PL, deputado federal Giovani Cherini encaminhou à coluna, nota afirmando que “o partido está unido em torno do seu melhor nome para disputar o governo do Estado em 2026”. Cherini cita uma “uma pesquisa interna onde identifica que “está claro: o deputado Tenente Coronel Zucco é, hoje, o nome mais forte e mais preparado para representar a direita gaúcha e o presidente Jair Bolsonaro no Rio Grande do Sul”. O presidente do PL gaúcho destacou que está “plenamente alinhado” com seu colega de bancada para coordenar, juntos, essa caminhada rumo ao Palácio Piratini. Ele projeta que “o PL gaúcho está organizado e com metas claras: queremos eleger 8 deputados federais, aproximadamente 12 deputados estaduais, dois senadores da República e contribuir com força total para o retorno do presidente Jair Bolsonaro à Presidência da República”.
* Instagram: @flaviorrpereira
No Ar: Pampa Na Madrugada