Sábado, 25 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 18 de dezembro de 2023
A Polícia Civil de São Paulo confirmou que está investigando a tentativa de assalto ao deputado federal Alexandre Leite (União Brasil-SP) e à mulher dele, ocorrido na noite do último sábado (16), em uma avenida da capital paulista. Na oportunidade, o parlamentar reagiu e matou um dos suspeitos com um tiro.
A arma utilizada por Alexandre Leite estava com a documentação em dia, de acordo com os investigadores, e foi apreendida para perícia. O tipo de arma utilizada por Alexandre não foi divulgado. Dentro do carro dele foram encontrados dois disparos, o que sustenta a tese de legítima defesa. Os agentes identificaram duas marcas na lataria.
De acordo com a corporação, o casal estava em seu carro quando foi abordado por dois homens em uma moto, que anunciaram o assalto.
“Houve troca de tiros e o suspeito que conduzia a moto foi baleado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O indivíduo tinha passagem por tráfico de drogas. O outro tentou, ainda, subtrair uma outra motocicleta, mas não conseguiu e fugiu a pé”, informou a Polícia Civil, em nota.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não informou qual é o tipo de autorização que o deputado tem para andar armado. Também não deu detalhes sobre o que os bandidos queriam roubar dele.
O segundo suspeito ainda não foi localizado. O suspeito morto não teve seu nome divulgado pela Polícia. O caso foi registrado no 98° DP (Jardim Miriam) como roubo, homicídio, legítima defesa e tentativa de roubo, sendo encaminhado ao 99° DP (Campo Grande), que realiza diligências para localizar e prender o outro envolvido.
De acordo com a assessoria de imprensa do deputado, o casal se recupera do susto: “Alexandre Leite e a esposa passam bem, lamentam o ocorrido, e já estão colaborando com as autoridades”, diz trecho da nota, que também afirma que o parlamentar tem porte de arma.
Alexandre é filho do vereador Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo, e irmão do deputado estadual Milton Leite Filho. O pai de Alexandre informou que o filho e a nora estão bem e que a família está assustada e nervosa com a tentativa de roubo.
Alexandre Leite tem 34 anos e está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados e foi reeleito no ano passado com 192,8 mil votos. No parlamento, a defesa do porte de arma é uma de suas maiores bandeiras.