Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026

Home Bruno Laux Deputado propõe formação de equipes interdisciplinares para atendimento de crises psíquicas no RS

Compartilhe esta notícia:

Atendimento interdisciplinar

O Rio Grande do Sul poderá contar com equipes interdisciplinares para o atendimento de crises agudas de sofrimento psíquico e surtos psicóticos, a partir de projeto apresentado pelo deputado estadual Halley Lino (PT). Em análise na Assembleia Legislativa, o texto prevê a criação das Equipes de Ligação Operacional (ELO), formadas por policiais e profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras.

A proposta estabelece que a condução técnica do atendimento clínico caiba aos especialistas da saúde, enquanto a segurança pública garante a proteção da cena.

O objetivo é padronizar protocolos entre o 190 e o 192, priorizando a mediação e a contenção verbal para reduzir o uso da força em abordagens sensíveis. Além da resposta imediata, o programa prevê o encaminhamento dos pacientes à rede de assistência e o monitoramento semestral dos desfechos das ocorrências.

Proteção da advocacia

O deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos) quer instituir no Rio Grande do Sul a Política Estadual de Proteção à Identidade Digital da Advocacia. Idealizada na esteira de episódios do chamado “estelionato processual digital”, a matéria busca tornar mais efetivo o combate a esse tipo de crime, que utiliza dados reais de processos e imagens de advogados para enganar clientes e que já soma prejuízos de R$ 15 milhões anuais no Estado.

Entre as diretrizes da proposta, estão a integração de dados entre a Polícia Civil e a OAB/RS, além da criação de protocolos para o bloqueio de perfis falsos em aplicativos de mensagens em até 24 horas. Victorino também propõe o uso da plataforma ConfirmADV para validação de identidade e a inclusão de alertas automáticos em sistemas de consulta e documentos como precatórios e alvarás.

Segundo o deputado, a medida deve contribuir com a proteção do patrimônio de aposentados e servidores públicos, evitando que valores conquistados após décadas de litígio sejam desviados por organizações criminosas.

Corredor verde

A Prefeitura de Porto Alegre promove no próximo dia 5 de março audiência pública virtual para debater os detalhes técnicos e diretrizes urbanísticas do projeto de criação de um corredor verde de 1,4 quilômetro no Centro Histórico da Capital. O plano prevê transformar as ruas Washington Luiz e General Salustiano em boulevards que priorizam pedestres e ciclistas, com o alargamento de calçadas e arborização intensiva de espécies nativas.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Smamus), a iniciativa utiliza o conceito de conectividade ecológica para melhorar o microclima local e faz parte de uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas. As intervenções também contemplam a integração com o patrimônio histórico, como a Usina do Gasômetro, e a modernização de infraestruturas como a fiação subterrânea.

Educação financeira

Já aprovado pela Câmara dos Deputados, aguarda avaliação do Senado o projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir a educação financeira no currículo das escolas. Enviada aos senadores na forma de substitutivo da Comissão de Educação, a proposta da deputada Any Ortiz (Republicanos-RS) busca tornar as novas gerações mais conscientes e responsáveis sobre seus direitos e deveres econômicos. Any destaca que o ambiente escolar representa o espaço ideal para dialogar sobre o tema, que afirma ser necessário diante de situações como a ilusão do “enriquecimento fácil” em apostas eletrônicas, que compromete a renda de famílias vulneráveis.

Romaria da Terra

Parlamentares e lideranças gaúchas do PT estiveram nesta terça-feira em Caibaté, no Noroeste gaúcho, para acompanhar a 48ª Romaria da Terra. Realizada no Santuário do Caaró, a romaria promoveu discussões sobre a ecologia integral e a agricultura familiar, reforçando a mística de resistência dos povos originários e o compromisso com a justiça social no campo.

Norteado pelo tema “400 anos de Evangelização Missioneira: Terra Sem Males e Ecologia Integral”, o encontro serviu também como palco para críticas ao modelo atual de concentração de terras e um clamor pela preservação dos recursos naturais frente aos desafios climáticos. Nomes como os deputados Maria do Rosário, Paulo Pimenta, Bohn Gass, Marcon, Adão Pretto e Valdeci Oliveira, além de Olívio Dutra e Edegar Pretto, prestigiaram o evento. (Por Bruno Laux – @obrunolaux)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Câmara de Porto Alegre analisa projeto que amplia transparência na fatura de energia
Deputado propõe formação de equipes interdisciplinares para atendimento de crises psíquicas no RS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News