Domingo, 24 de Maio de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 24 de maio de 2026
A desembargadora Maria de Lourdes Galvão Braccini de Gonzalez assumiu a presidência do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) para o biênio 2025/2026. Ela substituiu o desembargador Mario Crespo Brum.
Na ocasião, também tomou posse o desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard como vice-presidente e corregedor da instituição para o mesmo biênio. A solenidade ocorreu na sexta-feira (22), em Porto Alegre.
Em seu discurso, Maria de Lourdes afirmou que assume o cargo de presidente do TRE-RS “com profunda honra e senso de responsabilidade institucional”. Segundo ela, “os desafios dos tempos presentes exigem serenidade, preparo técnico, independência e solidez institucional”.
A magistrada elencou três objetivos a serem seguidos nas eleições deste ano: garantir a normalidade democrática, proteger a confiança pública no voto e enfrentar os novos riscos do processo eleitoral.
Sobre este último ponto, a nova presidente mencionou a inteligência artificial, ressaltando que ela não pode ser considerada “inimiga da democracia”. “O risco está no uso fraudulento, abusivo, clandestino ou predatório”, declarou, reforçando a necessidade de combate à desinformação.