Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025

Home Economia Desemprego no Brasil cai para 5,4%, a menor taxa desde 2012

Compartilhe esta notícia:

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,4% no trimestre móvel encerrado em outubro. Esse é o menor índice da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que iniciou em 2012.

O resultado é 0,2 ponto percentual inferior ao verificado no trimestre móvel anterior (5,6%) e representa uma queda de 0,7 ponto percentual em relação à taxa do mesmo período de 2024 (6,2%).

Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE.

No trimestre móvel encerrado em outubro, a população desocupada caiu para o seu menor contingente desde o início da pesquisa – 5,910 milhões de pessoas –, recuando nas duas comparações: -3,4% (menos 207 mil pessoas) no trimestre e -11,8% (menos 788 mil pessoas) no ano.

O total de trabalhadores do País ficou estável em 102,5 milhões, ainda em patamar recorde, enquanto o nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi de 58,8%. Já o número de empregados com carteira assinada renovou o seu recorde, chegando a 39,182 milhões.

O rendimento real habitual dos trabalhadores foi de R$ 3.528, ficando estatisticamente estável no trimestre e crescendo 3,9% no ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Caixa conclui o pagamento da parcela de novembro do Bolsa Família
Deputado gaúcho Zucco destaca a atuação da oposição na derrubada de veto de Lula ao programa de renegociação das dívidas dos Estados
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Debate Show