Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de setembro de 2025
A celebração da Independência do Brasil em Porto Alegre ocorrerá no domingo (7) com a tradicional parada cívico-militar. Para marcar os 203 anos da data, cerca de 4,6 mil pessoas desfilarão pela avenida Edvaldo Pereira Paiva.
O desfile iniciará às 10h e contará com a presença de autoridades civis e militares. Às 9h30min, o comandante militar do Sul, general de Exército Luís Cláudio de Mattos Basto, e o governador Eduardo Leite farão a revista da tropa e receberão a salva de gala, com 19 tiros de peças de artilharia, executados pelo curso de artilharia do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva.
A 6ª Divisão de Exército organiza o desfile. Além da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, participarão a Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Polícia Penal, Guarda Municipal e EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
O desfile motorizado contará com aproximadamente 314 veículos. Cerca de 90 cavalos irão compor a tropa hipomóvel que encerrará o desfile. Os helicópteros da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar e da Polícia Civil farão sobrevoos.
Duas lanchas e uma moto aquática, juntamente com embarcações dos clubes náuticos de Porto Alegre, participarão do desfile fluvial no Guaíba.
Chama Crioula
No final do desfile de 7 de Setembro, o Fogo Simbólico da Pátria será transformado em Chama Crioula. Essa cerimônia será conduzida por cavaleiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho e por representantes da Comissão de Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, que conduzirão a chama até o Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia.