Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025

Home Mundo Destroços de navio romano com mais de 2 mil anos são encontrados no litoral da Itália

Compartilhe esta notícia:

Os destroços de um navio romano que naufragou no litoral italiano, há mais de dois mil anos, foram encontrados por arqueólogos do país. A embarcação carregava centenas de ânforas que permanecem intactas, em sua maioria. A descoberta foi anunciada pela Seção de Arqueologia do Departamento de Operações do Comando Carabinieri para a Proteção do Patrimônio Cultural.

A embarcação está a cerca de 160 metros de profundidade, a 80 km de distância do porto de Civitavecchia. O navio tem mais de 20 metros de comprimento e foi construído entre os séculos I ou II aC.

As operações de busca e descoberta contou com a ajuda do barco patrulha offshore e foram realizadas com o uso de equipamentos técnicos avançados fornecidos ao Centro de Carabinieri Subaquático de Gênova e ao Núcleo de Carabinieri Subaquático de Roma.

Entre esses equipamentos havia um robô controlado remotamente (ROV), incluindo sonar e sonda de profundidade. Esses recursos permitiram o mapeamento completo do sítio arqueológico submerso e a posterior descoberta de duas coronhas metálicas romanas, pertencentes ao antigo navio, que estavam no perímetro imediato do naufrágio.

“A descoberta excepcional representa o importante exemplar de naufrágio de um navio romano que enfrentou os perigos do mar na tentativa de chegar à costa e testemunha as antigas rotas comerciais marítimas”, afirmou os Carabinieri, em nota.

O achado também foi considerado como de grande “significado arqueológico, artístico e histórico”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após protesto de fãs, túmulo de Gal Costa ganha placa com nome da cantora
Colapso de corrente do Atlântico pode ocorrer em breve, alerta estudo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias