Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Home em foco Dia da Consciência Negra: ministra diz que “diferenças não podem significar desigualdade de oportunidades e direitos”

Compartilhe esta notícia:

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, na noite de domingo (19), em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20).

“O Brasil é um país diverso, e nos orgulhamos das nossas diferenças. Mas essas diferenças não podem significar desigualdade de oportunidades e direitos”, disse a ministra. Ela destacou a contribuição histórica dos negros para a diversidade no País. Anielle defendeu que a população negra tenha acesso a direitos básicos, como educação, e direito de realizar os seus “sonhos”.

A ministra  afirmou que dados comprovam que os negros são mais atingidos pela fome, insegurança alimentar e violência “resultante do racismo que persiste em nossa sociedade”.

“Temos o mesmo direito de viver com dignidade. De ter acesso à educação – da creche à universidade –, saúde, emprego, salário justo, segurança, moradia digna e alimentação de qualidade. Temos, todas e todos, o direito de sonhar e de realizar nossos sonhos”, prosseguiu Anielle em seu pronunciamento.

“O povo brasileiro e os movimentos negros sempre lutaram pela conquista desses direitos. Nossa Constituição é a maior representação da busca por igualdade, justiça, liberdade e democracia”, completou.

Anielle também citou políticas públicas em prol da população negra, como a atualização da Lei de Cotas. Ela afirmou ainda que “é preciso avançar ainda mais” nas medidas pela igualdade.

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, assassinado por tropas portuguesas. Zumbi dos Palmares comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Prefeitura de Porto Alegre abre ginásio para abrigar pessoas atingidas pela cheia do Guaíba
Após elevação do nível do Guaíba, comportas de proteção contra cheias são fechadas em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada