Sábado, 10 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de maio de 2025
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva estima que oito a cada dez brasileiros devem comprar ao menos um presente para o Dia das Mães, comemorado neste domingo (11). Tal proporção representa cerca de 133 milhões de consumidores em potencial. O destaque fica por conta dos segmentos de roupas, acessórios e cosméticos.
Já no que se refere ao valor a ser gasto, dois em cada três consultados indicaram o plano de desembolsar entre R$ 100 e R$ 500. O mesmo levantamento revelou que intenção de compra está presente em todas as camadas da população: surpreendentemente, a maior participação é das classes socioeconômicas C e D.
As mães são as principais destinatárias dos presentes, o que não impede as sogras, companheiras, irmãs e outras mulheres de também serem lembradas, também sinaliza o levantamento. Ao todo, foram ouvidos 1.499 consumidores maiores de 18 anos, em todo o País.
João Paulo Resende, do Instituto Locomotiva, explica que uma tendência são presentes em forma de experiência, como serviços de massagem e cestas de café da manhã?
“Ao menos 23% estão planejando esse tipo de presente, que vai garantir ali um momento prazeroso, consumindo uma cesta de café da manhã ou da tarde, e outros 13% que vão oferecer algum tipo de presente relacionado a serviços de relaxamento, como uma massagem, por exemplo”.
O economista Ciro de Avelar dá algumas dicas para fazer um gasto consciente: “Antes de mais nada é importante saber qual é a sua restrição orçamentária. Quanto você pode gastar em presentear a sua mãe, que seja uma lembrancinha ou que seja um ótimo presente. Mas não esquecer de presentear a mãe, mas principalmente, pra não começar o mês de maio no vermelho saber qual é a sua restrição orçamentária”.
Ele acrescenta: “É igualmente importante pPesquisar no próprio local da compra, e em mais de duas ou três lojas, quando for adquirir o presente, para não pagar mais caro por um presente que pode ser mais barato em alguma outra loja”.
Outro levantamento
Outra pesquisa nacional, conduzida pela plataforma de presentes Vinklo, indica que a maioria dos entrevistados (59,1%) pretende gastar o mesmo valor que no ano anterior. Já 17,6% afirmaram que devem desembolsar mais, enquanto 23,3% planejam reduzir a despesa com o presente.
Lideram as preferências perfumes e cosméticos, com 21,3%, seguida de roupas, com 20,4%, acessórios aparece com 12,4%, ao lado de calçados, com 12,3%. Itens como chocolates, cestas, presentes personalizados, joias e semijoias, livros, itens de decoração e vales-presente, também aparecem entre as opções consideradas.
A internet se destaca como o principal canal de compra para os presentes do Dia das Mães, com 56,7% dos consumidores que optam por adquirir um produto via on-line. As lojas físicas aparecem na preferência de 18,8% dos consumidores. Enquanto 24,3% dizem que podem escolher o presente tanto por meio de um e-commerce quanto em um shopping center ou loja “de rua”. Para o restante, tanto faz. (Com informações de Agência Brasil e Valor Econômico)
No Ar: Pampa News