Terça-feira, 18 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 17 de novembro de 2025
A Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Rio Grande do Sul, da qual o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) é integrante, promove na manhã desta terça-feira (18) um seminário alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado mundialmente em 9 de dezembro. O evento tem como local o Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do órgão em Porto Alegre.
Quem não puder comparecer, tem ao menos a chance de acompanhas a transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) no portal de vídeos youtube.com.
Na pauta da iniciativa está o debate sobre estratégias de enfrentamento à corrupção e de promoção da integridade. A programação vai das 9h ao meio-dia e tem inscrições abertas de forma gratuita e a qualquer interessado, por meio de link no site mprs.mp.br.
As atividades incluem cerimônia de abertura com autoridades da Rede de Controle e do MPRS, assinatura do termo de compromisso dos apoiadores institucionais do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, premiação do Projeto Escola Íntegra.
Já as palestras serão ministradas pelo secretário de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcelo Pontes Vianna, e pelo promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRS, André Dal Molin.
O seminário é realizado por iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Rio Grande do Sul, por meio de sua coordenação executiva. Constam como colaboradores o Centro de Apoio Operacional de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Cível, Família e Sucessões do MPRS e do Ceaf.
Prêmio Inovação
Estão abertas as inscrições para a votação do prêmio “Inovação do J.Ex” de 2025, no qual o Ministério Público gaúcho é finalista em quatro categorias. A finalidade é reconhecer e incentivar iniciativas inovadoras no âmbito do Poder Judiciário e de segmentos como tecnologia, gestão e novas metodologias, além da contribuição de líderes que se destacam em suas instituições.
Nas categorias que envolvem iniciativas e projetos, os vencedores serão escolhidos por uma comissão julgadora. Já os candidatos finalistas ao Prêmio Líder Exponencial e Executivo de Inovação serão submetidos ao processo de votação pelo público inscrito para votar.
Para participar da escolha é necessário estar cadastrado até esta quarta-feira (19) na plataforma premio-jex.elejaonline.com. A votação será realizada entre as 9h desta sexta-feira (21) e as 14h de segunda (24), data da cerimônia de entrega do prêmio, em Brasília (DF).
– “Liderança Exponencial”: concorre o procurador-geral de Justiça do MPRS, Alexandre Saltz.
– “Executivo de Inovação”: um dos candidatos é o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica do MPRS, João Cláudio Pizzato Sidou.
– O MPRS também disputa as categorias “Inovação Social” (com o “Projeto Sinais – Precisamos falar sobre violência”) e “Escolas Judiciais”, com as atividades de capacitação do Ceaf intituladas “Ferramentas Práticas para um Trabalho Eficiente” e “Aplicação de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional”.
(Marcello Campos)