Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de novembro de 2023
Entre 8h e 18h desta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, dois pontos da Trensurb em Porto Alegre terão ações de conscientização sobre a doença. A mobilização prevê rodas de conversa e a entrega de material didático, preservativos e autotestes, nas estações Mercado (Centro Histórico) e Farrapos (Zona Norte).
Além disso, até o fim de dezembro as seis estações do metrô na capital gaúcha terão dispensadores de preservativos e lubrificantes. Também será veiculada uma campanha informativa por meio das redes socais da empresa de trens urbanos e do sistema interno de TV dos vagões.
Dentre as informações compartilhadas com o público estão dois procedimentos importantes. O primeiro são as profilaxias pré-exposição (PrEP) – método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV e necessitam prevenção.
Já o segundo e a pós-exposição (PEP), medida preventiva de urgência que atende indivíduos já expostos ao vírus por diferentes motivos. O tratamento é realizado diariamente com dois medicamentos antirretrovirais ao longo de quase um mês, de modo a prevenir o HIV. Em Porto Alegre, o acesso está disponível em todas as unidades de saúde para a população em geral a partir dos 15 anos.
A iniciativa é realizada pelo Núcleo de Apoio à Diversidade (NAD) da estatal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e entidades civis – grupo Nuances, Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids) e Fórum ONG Aids-RS.
O NAD também preparou para a próxima sexta-feira (7) um seminário sobre o tema, destinado ao público interno da empresa e cujo título é Aids é fato. Encare. Entenda. Não transmita ignorância!”.
Estarão presentes especialistas para falar de questões relativas a políticas públicas sobre a epidemia de HIV e e outras infecções sexualmente transmissíveis, além de tuberculose e covid.
Dezembro Vermelho
A Secretaria Municipal da Saúde promove, ao longo do “Dezembro Vermelho”, uma série de ações para lembrar a importância da prevenção e testagem de infecções sexualmente transmissíveis e cujos pacientes contam com tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Testes, orientações e acesso a preservativos estão disponíveis nos 134 postos de saúde da rede e nos Centros de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha nº 27, no Centro Histórico) e Navegantes (avenida Presidente Franklin Roosevelt nº 5, na Zona Norte).
“Dados alarmantes”
Coordenador do NAD da Trensurb e vinculado ao Nuances, Célio Golin chama a atenção para alguns dados relativos à Aids, transmitida pelo vírus HIV e que se tornou epidemia global na primeira metade da década de 1980.
“A data de 1º de dezembro tem sido um marco no enfrentamento ao HIV. No País e especialmente em Porto Alegre, os dados epidemiológicos são alarmantes. Trata-se de uma das capitais brasileiras com maior índices de contágio e mortalidade pela doença”.
Em sua edição mais recente (2021), o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids do Ministério da Saúde classifica a cidade em segundo lugar nacional em taxa de detecção de Aids, com 41,9 casos/100.000 habitantes, o tripo da média brasileira e o dobro da gaúcha, em termos proporcionais.
Já no que se refere à detecção de casos de gestantes com HIV, lidera o ranking com 17,1 casos/1.000 nascidos vivos. Também está no topo da mortalidade, com 24,1 óbitos/100.000 habitantes. No indicador “mortalidade por Aids”, as taxas são seis vezes maiores que as do Brasil e três vezes maiores que as do Estado.
(Marcello Campos)