Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 27 de janeiro de 2026
Cineasta, fotógrafa, artista, escritora e artista, a franco-gaúcha Cha Dafol lançará às 19h desta quinta-feira (29), em Porto Alegre, o seu segundo livro, “A Teimosa” (Editora Libretos). Trata-se da narrativa, em 288 páginas, de sua viagem pela Região Nordeste, entre julho e outubro de 2021, a bordo de uma bicicleta de bambu cujo apelido insira o título da publicação.
O local escolhido para o evento é a sede da ONG Cirandar, na rua Duque de Caxias nº 1.297 (no trecho entre o Museu Júlio de Castilhos e o viaduto da avenida Borges de Medeiros), no Centro Histórico da Capital. Além da tradicional sessão de autógrafos, estão previstos apresentação musical e bate-papo entre autora e público.
Impulsionada pela curiosidade e decidida a aplacar um sentimento claustrofóbico causado pela pandemia de coronavírus, Cha Dafol percorreu cerca de 2 mil quilômetros pelos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. A experiência é definida pela autora como “uma viagem em todos os sentidos”.
Sobre a autora
Nascida em 1987 na cidade de Paris, Cha Dafol teve seu primeiro contato com a língua portuguesa aos 20 anos, durante um intercâmbio em Porto Alegre. O Brasil seria por ela escolhido como país de residência em 2013, após concluir graduação em Ciências Políticas e mestrado em História.
“Sou uma pessoa nômade e não binária”, autodefine-se a autora, que estreou na Literatura em 2020, também pela editora Libretos, com o livro de crônicas “Como num Romance”. Ela já incursionou também pelo cinema, no mesmo ano, como diretora do filme “De Olhos Abertos”.
(Marcello Campos)