Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Mundo Diplomacia brasileira vê com preocupação possível escalada de conflito no Oriente Médio

Compartilhe esta notícia:

Diplomatas do Itamaraty acompanham com preocupação a possibilidade de ampliação do conflito no Oriente Médio, depois de ataques no Irã e a morte de um integrante do Hamas, no Líbano.

Embaixadores brasileiros na região dizem que estão “atentos à possibilidade de escalada que infelizmente sempre esteve no radar”. Por enquanto, as fontes diplomáticas acompanham os eventos e aguardam possíveis desdobramentos também na ONU (Organização das Nações Unidas).

Para um integrante do corpo diplomático, a responsabilidade de países que podem ter influência moderadora é “grande”. Esse diplomata não quis citar quais seriam esses países.

A tensão na região aumentou desde os ataques do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023, que eclodiu uma guerra na Faixa de Gaza. Nesta quarta-feira (03), duas explosões mataram mais de cem pessoas no Irã, em uma cerimônia para homenagear o comandante morto em 2020, Qassem Soleimani. Na noite da terça-feira (02), um vice-líder do Hamas foi morto no Líbano.

Oficialmente, o Itamaraty divulgou uma nota condenando os ataques no Irã e expressando repúdio a qualquer ato terrorista.

“O governo brasileiro condena o ataque com explosivos que resultou hoje, 3 de janeiro de 2024, na morte de cerca de 100 pessoas e deixou mais de 200 feridos na cidade de Kerman, no Irã, durante cerimônia alusiva ao quarto aniversário da morte do general Qassem Soleimani, ex-comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária iraniana.”

“Ao expressar suas condolências aos familiares das vítimas e sua solidariedade ao povo e ao governo da República Islâmica do Irã, o Brasil reitera seu mais firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo”, diz a nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Escola em Iowa, nos Estados Unidos, sofre ataque a tiros
Estado Islâmico assume a responsabilidade sobre ataque que matou 84 pessoas no Irã
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada