Sábado, 17 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 16 de maio de 2025
Uma reunião estratégica com o Eurasia Group, um dos principais grupos de análise de risco político e econômico do mundo concluiu nessa quinta-feira (15) a missão oficial do governo gaúcho a Nova York (Estados Unidos). Ao todo, foram cinco dias de atividades com foco na divulgação do Rio Grande do Sul a gestores e investidores estrangeiros.
No roteiro, palestras, fóruns, painéis, visitas técnicas e encontros bilaterais, tendo como pautas o cenário econômico do Estado, reconstrução pós-enchentes, inovação tecnológica e outros aspectos propagandeados como atrativos para empreendimentos internacionais.
A comitiva foi chefiada pelo governador Eduardo Leite e com a participação de secretários do primeiro escalão estadual, parlamentares e líderes empresariais, além de representantes da agência de fomento InvestRS, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Instituto Caldeira e South Summit Brazil.
“O Rio Grande do Sul saiu de uma agenda defensiva, de sobrevivência fiscal, para uma agenda de reconstrução, crescimento e transformação, ressaltou Leite. “Essa missão reforçou que o Estado está preparado para dialogar com o mundo, atrair investimentos e incorporar inovação às suas políticas públicas.”
Agenda movimentada
A programação foi organizada pela InvestRS, vinculada ao governo gaúcho. Na lista de compromissos, destacaram-se os seguintes eventos:
– “RS Day”, no The Plaza Hotel, com presença de investidores, empresários e representantes de instituições financeiras para apresentação do Plano Rio Grande e das potencialidades do Estado nas áreas de energia, alimentos, infraestrutura e tecnologia.
– Encontros com fundos e empresas globais, como BlackRock, Alvarez & Marsal e Salesforce, com foco em parcerias estratégicas, reconstrução climática e transformação digital dos serviços públicos.
– Painéis em fóruns internacionais como o “Lide Brazil Investment Forum” e painel promovido pelo banco BTG Pactual, quando Eduardo Leite dividiu espaço com outros governadores brasileiros e apresentou os dados de crescimento, geração de empregos e estabilidade fiscal do Rio Grande do Sul.
– Assinatura de protocolos com a multinacional norte-americana de tecnologia IBM e aproximação com a empresa OpenAI, voltada à inclusão digital e à educação tecnológica. O assunto foram perspectivas de inclusão de jovens gaúchos, por meio de programas de capacitação em inteligência artificial (IA), por exemplo.
– Visita técnica à empresa Xertica, que apresentou soluções de IA aplicadas à segurança pública, com foco em qualificação de inquéritos, gestão de chamadas de emergência e uso de dados para ações policiais.
– Encontros com representantes da empresa ApexBrasil e do setor financeiro internacional, além de executivos de grandes corporações que já atuam no Brasil ou têm planos nesse sentido.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Pampa Na Madrugada