Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Home Educação Divulgado resultado da Prova Nacional Docente

Compartilhe esta notícia:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou, na sexta-feira (12), os resultados da Prova Nacional Docente (PND) 2025. As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante, no Sistema PND. Os resultados da reaplicação, realizada em 30 de novembro, serão divulgados nesta segunda-feira (15).

Nesta primeira edição, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para as provas. O resultado da PND pode ser usado por professores que têm interesse em participar de processos seletivos das redes de educação básica de estados e municípios. Esses entes vão definir como utilizarão os resultados em seus respectivos certames. Além disso, o resultado será utilizado para avaliação dos cursos de licenciaturas, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O participante terá acesso ao seu boletim de desempenho, expresso em uma escala de 0 a 100 pontos, com detalhamento das pontuações obtidas na parte objetiva e na parte discursiva.

Para esta edição, o Inep definiu, em encontros técnicos e com apoio de especialistas, os padrões de desempenho esperados de docentes e recém-formados em 17 áreas de licenciatura. Também foram realizados estudos de equalização entre os itens da prova regular e os da reaplicação. A intenção é proporcionar compatibilização nos valores atribuídos aos itens dos cadernos de questões das duas provas e assim manter a comparabilidade entre ambas.

Os padrões de desempenho funcionam como um guia sobre o que os professores devem saber e ser capazes de fazer, promovendo práticas pedagógicas eficazes e alinhadas às necessidades dos alunos.

O participante que fez entre 50 e 69 pontos será alocado no padrão básico, o que significa que o docente tem condições mínimas de planejar, conduzir e avaliar práticas educativas, necessitando ainda de orientação para que consiga realizar essas ações de forma reflexiva e contextualizada.

O participante que fez 70 pontos ou mais será alocado no padrão adequado e, além das competências do padrão básico, é capaz de analisar, selecionar e aplicar metodologias e avaliações em planos de aula, fundamentando-se em princípios éticos, legais e pedagógicos, além de reconhecer desafios do contexto escolar e propor estratégias para promover a cidadania, a justiça social e a formação integral dos estudantes.

Próximas etapas

Os candidatos que desejam utilizar a nota da PND em processos seletivos devem acompanhar os editais publicados por estados e municípios. Alguns entes já divulgaram as regras para aproveitamento dos resultados em seus processos de seleção e é responsabilidade do participante verificar os prazos e condições estabelecidos por cada rede de ensino. Os resultados da PND serão válidos por 3 anos e cada rede definirá sua regra de utilização dos resultados.

Além do uso em processos seletivos, os resultados da PND compõem a avaliação teórica dos cursos de licenciatura no Enade. As notas obtidas pelos concluintes contribuirão para análises sobre a formação inicial de professores em todo o país, oferecendo subsídios para o aprimoramento curricular e para políticas voltadas à qualidade da educação superior. Essa articulação reforça o compromisso do Ministério da Educação com a valorização da carreira e a melhoria da educação básica.

As próximas etapas envolvendo a PND incluem a divulgação dos resultados da reaplicação, em 15 de dezembro, e a consolidação dos estudos técnicos que orientarão as edições seguintes do exame. O MEC monitora o uso do resultado da PND junto às redes de ensino, de modo a apoiar gestores e instituições na adoção do resultado do exame em seus processos de seleção de professores.

A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Distrito Federal tem o menor analfabetismo e as maiores taxas de frequência escolar, diz IBGE
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News