Terça-feira, 28 de Outubro de 2025

Home Porto Alegre Dmae abre licitação para modernizar casas de bombas no 4º Distrito e Zona Norte de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) abriu nesta terça-feira (28), a licitação que definirá a empresa responsável pela modernização de quatro casas de bombas localizadas no 4º Distrito e na Zona Norte de Porto Alegre. A concorrência, com valor de referência de R$ 50,3 milhões, acontecerá no dia 18 de novembro.

As intervenções contemplam a reforma dos prédios, a elevação de painéis elétricos, a substituição de motores e a instalação de geradores permanentes nas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 5 (Humaitá), 6 (Anchieta), 8 (Vila Farrapos) e 10 (Sarandi).

“A modernização das casas de bombas é uma etapa essencial para fortalecer o sistema de drenagem e dar mais segurança à população. Estamos trabalhando para que as estruturas se tornem mais resilientes diante de eventos climáticos extremos, com equipamentos modernos e energia assegurada mesmo em situações de emergência. Este investimento representa o compromisso do Dmae com o futuro de Porto Alegre”, afirma o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.

Cronograma

O prazo para a conclusão das obras é de 12 meses, a partir da emissão da ordem de início do contrato. Os novos projetos de engenharia foram elaborados a partir de julho de 2024, considerando os impactos da enchente histórica sobre a infraestrutura do sistema de drenagem urbana.

Primeiro lote

Na última semana, o TJ/RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) acolheu os argumentos da prefeitura e autorizou o cancelamento da licitação anterior, referente à modernização das Ebaps 12 (Menino Deus), 17 (Centro Histórico), 18 (Centro Histórico) e 20 (Sarandi). Um novo edital, com ajustes que garantem maior segurança jurídica ao processo, será relançado nas próximas semanas.

As obras serão licitadas e executadas de forma concomitante, com diferentes lotes em andamento simultâneo. Neste ano, as estações do Centro Histórico já receberam intervenções emergenciais de segurança, como a construção de chaminés de equilíbrio em concreto armado, destinadas a proteger os motores em caso de cheias.

Recursos

A modernização das Ebaps 5, 6, 8 e 10 conta com R$ 29,3 milhões em recursos aprovados junto ao Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), administrado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Após operação no Rio de Janeiro, presidente da Câmara dos Deputados diz ter compromisso com pauta de segurança
Câmara dos Deputados inclui Eduardo Bolsonaro em cadastro de devedores por faltas injustificadas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde