Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026

Home Economia Dólar encerra em leve alta, puxado pelo exterior; Ibovespa sobe

Compartilhe esta notícia:

O dólar subiu 0,19% frente ao real, cotado a R$ 5,25, nesta segunda-feira (2). Como a variação foi pequena, na prática, ele operou em estabilidade no fim do pregão. O Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), fechou em alta de 0,79%, aos 182.793,40 pontos. Para Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, a valorização do dólar no mercado brasileiro seguiu uma tendência internacional. O DXY, índice que compara o desempenho da moeda dos EUA com outras seis divisas importantes (iene, euro, libra esterlina, dólar canadense, coroa sueca e franco suíço), avançava 0,66%, às 17h12.

Shahini observa que, no mercado global, a moeda americana fortalece-se principalmente em relação ao iene e ao euro. “Essa recuperação do dólar ocorre na esteira da decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, que definiu o novo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), uma medida que, por ora, dissipou parte das incertezas em relação à independência do BC americano”, diz.

Na sexta-feira (30), o republicano anunciou Kevin Warsh como o próximo presidente do Fed, em substituição a Jerome Powell, cujo mandato termina em maio.

“O real iniciou a sessão em queda, acompanhando o sentimento mais forte do dólar globalmente, mas perdeu força ao longo da tarde, caminhando para próximo da estabilidade”, acrescenta o analista. “O movimento de alta das bolsas americanas também contribuiu para o desempenho da moeda brasileira ao criar um ambiente mais favorável ao risco, refletido na menor busca por proteção por parte do investidor.”

Sobre a alta do Ibovespa, Alison Correia, cofundador da Dom Investimentos, nota que janeiro foi um mês “muito forte”, com alta superior a 15% do índice em um mês. “A elevação chegou quase à metade do que subimos ao longo de praticamente todo o ano passado”, diz. “O mercado está com grande sede por papéis.”

Correia afirma que, em contrapartida, o bitcoin despencou para abaixo de 80 mil dólares após Warsh ser o escolhido por Trump para o Fed. “Essa queda acontece porque os investidores estão preocupados com a possibilidade de Warsh restringir o dinheiro no sistema financeiro, o que pode impactar diretamente as criptomoedas”, diz. “Como o indicado para o BC americano é pró-fortalecimento do dólar, o ouro e a prata passaram a cair.” (Com informações do portal de notícias Metrópoles)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Caminhão com mais de 200 multas é retirado de circulação pela Polícia na Serra gaúcha
Governo libera mais R$ 4,6 bilhões para pagar saque-aniversário do FGTS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News