Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Home boas noticias Dupla alimentação de energia garantirá a operação das casas de bomba e estações de tratamento de água durante temporais em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura de Porto Alegre assinou o contrato que garante a instalação de dupla alimentação elétrica, em caráter exclusivo, nas principais unidades operacionais do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).

A iniciativa, pioneira no Brasil, foi formalizada na quinta-feira (6) no Centro Administrativo Municipal, com a presença do prefeito Sebastião Melo, do diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, e de outras autoridades municipais.

As obras, resultado de investimento superior a R$ 18 milhões, serão executadas pela CEEE Equatorial em um prazo de 12 meses. O objetivo é assegurar o funcionamento ininterrupto das 37 principais estações que compõem os sistemas de drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário, reduzindo os impactos de eventos climáticos extremos sobre os serviços essenciais.

“A cidade aprendeu com as crises e está se preparando cada vez mais para enfrentar os desafios climáticos. E essa parceria é um passo concreto para garantirmos que a água siga chegando nas torneiras e o sistema de drenagem funcione mesmo nos momentos mais difíceis. Estamos falando de mais segurança, planejamento e tranquilidade para o Poder Público e para os cidadãos”, disse Melo.

Com o novo modelo, a energia das estações passará a ser fornecida por duas fontes distintas, permitindo o acionamento automático em caso de falha em um dos alimentadores. O sistema garante maior redundância, confiabilidade e agilidade na resposta a falhas, diminuindo o risco de falta de água, extravasamento de esgoto e alagamentos.

“Essa contratação é fruto de um extenso planejamento e representa um marco de segurança e resiliência para Porto Alegre. Nossa cidade está, a cada dia, mais preparada para enfrentar eventos climáticos extremos, garantindo a continuidade dos serviços essenciais”, destacou o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.

“A CEEE Equatorial reafirma seu compromisso em colaborar com a prefeitura na busca por soluções que contribuam para o aprimoramento dos serviços essenciais à população. A iniciativa firmada reflete a união de esforços em prol da cidade, com foco na confiabilidade do fornecimento de energia e na continuidade de serviços fundamentais, como o abastecimento de água”, afirmou o diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera.

A medida integra o conjunto de ações de reconstrução e modernização das estruturas de saneamento afetadas pela enchente histórica de 2024. Na ocasião, o desligamento preventivo da rede elétrica interferiu na operação do sistema de drenagem urbana.

Ao todo, 22 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais de Porto Alegre terão dupla alimentação de energia, com fornecimento exclusivo.

Os cinco principais sistemas de captação e tratamento de água do Dmae também serão contemplados pelo contrato. As Estações de Bombeamento de Água Bruta e as Estações de Tratamento de Água Moinhos de Vento, São João, Menino Deus, Belém Novo e Tristeza poderão ter operação ininterrupta, mesmo em períodos de instabilidade na rede elétrica.

O mesmo ocorrerá no Centro de Controle Operacional do Dmae, localizado no complexo administrativo do bairro Santana, e com a Estação de Bombeamento de Água Tratada São Manoel.

No sistema de esgotamento sanitário, terão dupla alimentação de energia as Estações de Bombeamento de Esgoto Baronesa do Gravataí, Cristal e Ponta da Cadeia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Processo de licenciamento ambiental de porto no Litoral Norte gaúcho avança junto ao Ibama
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias