Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

Home Brasil É falsa previsão no WhatsApp de que fevereiro será ‘o mais quente da história’

Compartilhe esta notícia:

É falsa a mensagem que circula no WhatsApp com alerta para uma onda intensa de calor no Brasil que fará de fevereiro o mês mais quente da história. O texto diz que essa previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de “Institutos do Chile”, e que a informação não estaria sendo divulgada “para não assustar a população”. O Inmet informou que o conteúdo é falso.

Segundo o Instituto, a corrente que circula no WhatsApp “não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática”. O Inmet já havia divulgado nota a respeito do tema na última terça-feira (25).

A empresa de serviços de meteorologia Climatempo informou que, apesar das altas temperaturas registradas ao longo de janeiro, não há nenhuma previsão de fortes ondas de calor para o início do próximo mês. “O destaque para os próximos dias é justamente o inverso: a virada de janeiro para fevereiro será com aumento das chuvas em muitas áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e com a diminuição das temperaturas”, afirmou o serviço de meteorologia.

“A expectativa é que a primeira quinzena do mês seja marcada por chuva mais persistente em muitas áreas do centro-sul do Brasil”, comunicou a empresa. “Com isso, as temperaturas não vão atingir marcas muito elevadas neste período. Apenas para a segunda quinzena do mês que a chuva diminui e as temperaturas voltam a subir com mais facilidade”.

Além da previsão falsa, o texto viral atribui a suposta onda de calor ao “fenômeno do Equinócio”, quando o sol estaria “diretamente acima do Equador”. Solstícios e Equinócios marcam o início das estações do ano e, de fato, estão relacionados com a incidência solar na Terra.

Mas ao contrário do que diz o texto, é o Solstício que representa a inclinação do sol em seu limite máximo em relação ao planeta, marcando o início do verão em um hemisfério e do inverno em outro. Já o Equinócio marca o início da primavera e do outono.

No Brasil, o solstício de verão ocorreu no último dia 21 de dezembro, e o equinócio de outono será no próximo dia 20 de março.

Falsa

Veja o que diz a mensagem falsa:

“Atenção: Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de calor em fevereiro. A defesa civil e os telejornais não divulgam para não assustarem a população, mas segundo Inmet( Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutos do Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições. Por isso, crianças e idosos, pessoas com problemas de pressão e cardiovasculares terão atenção especial. Muita água. Nada de exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite. E detalhe, não há previsão para um dia sequer de chuva. A defesa civil também prevê desabastecimento da água e energia. Fica a dica. Nada de crianças e idosos em praias e piscinas nesse período de horário. Repassem para que as pessoas estejam informadas e tomem os cuidados necessários. *ATENÇÃO* O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h até as 16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 40 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador. Por favor, fique hidratado. Todos devem consumir cerca de 3 litros de líquido todos os dias. Controle da pressão arterial. Muitos podem sofrer uma insolação. Tome banhos frios o mais freqüente possível. Reduza a carne e aumente frutas e legumes. A onda de calor não é uma piada! Coloque uma vela nova não utilizada fora da área da casa ou da área exposta. Se a vela pode derreter, está em um nível perigoso. Coloque sempre um balde ou 2 água pela metade na sala de estar e em cada sala para manter a temperatura baixa. A insolação não apresenta sintomas indicativos. Uma vez desmaiado, é grave e perigoso, já que a falha de um órgão é ativada. Sempre verifique seus lábios e veja se seus olhos estão afundados por desidratação. Por favor, informe os outros…”

A MetSul Meteorologia ainda adverte: “Sempre desconfie e não repasse mensagens que terminem com “repasse” ou “encaminhe” porque são quase 100% correntes de internet com informação falsa.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Influencer presa por usar cartão clonado pagou fiança de mil reais para ser solta
Brasil registrou 140 assassinatos de pessoas trans em 2021
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada