Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

Home Variedades Eclipse lunar total mais longo de 2025 acontece este mês; saiba como assistir

Compartilhe esta notícia:

Na madrugada de 8 de setembro de 2025, a Lua passará totalmente pela sombra da Terra e ganhará uma tonalidade avermelhada, no fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”. Se trata do eclipse lunar total mais longo do ano, com duração de cerca de 82 minutos. No Brasil, o evento não será visível a olho nu, mas o Observatório Nacional transmitirá imagens ao vivo em seu canal do YouTube, captadas de regiões do mundo onde o eclipse poderá ser acompanhado na íntegra.

Nesse tipo de eclipse, a Lua adquire uma tonalidade avermelhada porque a luz solar se refrata na atmosfera da Terra antes de alcançar a superfície lunar. Esse efeito, além de raro, confere ao fenômeno um caráter poético, já que a Lua parece brilhar com uma cor mística em meio à escuridão do espaço.

Para os brasileiros, a transmissão oficial está prevista para começar às 12h (Horário de Brasília) do domingo, 7 de setembro, permitindo que o público acompanhe cada fase do fenômeno em tempo real. Em outras partes do planeta, o espetáculo poderá ser visto a olho nu. Nos outros lugares do mundo, o eclipse lunar total acontecerá entre as 15h28 e 20h55 (12h28 e 17h55 no horário de Brasília). Durante o fenômeno, a Lua estará completamente imersa na sombra interna escura da Terra por 82 minutos.

Na Austrália, por exemplo, o ápice ocorrerá entre 1h30 e 2h52 do dia 8 de setembro. Já na Índia, será visível entre 23h do dia 7 e 0h22 do dia 8. Países como Egito e África do Sul também terão a chance de acompanhar o eclipse em diferentes horários locais, sempre com a Lua mergulhada na sombra da Terra por pouco mais de uma hora e vinte minutos.

Embora este eclipse não seja visível no Brasil, o próximo evento lunar observável no país ocorrerá em 3 de março de 2026, uma terça-feira, de acordo com a Nasa. Especialistas recomendam que, mesmo em países onde o eclipse será visível, os interessados iniciem a observação cerca de 75 minutos antes do horário de totalidade. Isso porque o processo gradual da sombra da Terra cobrindo a Lua também proporciona imagens impressionantes e desperta ainda mais fascínio sobre um dos fenômenos mais marcantes da astronomia. Com informações do portal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

O tempo está passando rápido demais? Veja 5 dicas para desacelerar e aproveitar melhor a vida
Após a briga com o irmão Emicida e a morte da mãe, Fióti volta à carreira artística e faz show no Central Park
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias