Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 23 de outubro de 2025
“Tivemos uma verdadeira aula prática ontem, conhecemos também mapas sobre estiagem, que são feitos aqui, e essa é uma experiência que podemos replicar o Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum. O secretário integra a missão técnica do Rio Grande do Sul em visita ao Estado do Nebraska, nos Estados Unidos, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza.
Edivilson Brum, desde York, conversou pelo telefone com o colunista Flavio Pereira. Segundo o secretário, “abriu-se a possibilidade de um termo de cooperação para um estudo no Rio Grande do Sul, onde eles possam nos auxiliar com essa experiência. Com uma economia como a nossa, que depende 40% da agricultura, não podemos ficar a cada dez anos a mercê de grandes secas”, afirmou Edivilson Brum. O grupo conheceu o trabalho desenvolvido pelo Upper Big Blue Natural Resources District (NRD), um dos 23 distritos de gestão hídrica do Nebraska, referência em governança e uso sustentável da água subterrânea, localizado na cidade de York, próximo a Lincoln.
Investimentos no Aeroporto de Santa Maria
Um grupo de lideranças santa-marienses, tendo à frente o prefeito Rodrigo Décimo PSD), reuniu-se ontem com o Comando da Força Aérea Brasileira em Brasília. A reunião, agendada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT), encaminhou três pedidos para a modernização do Aeroporto de Santa Maria:
* autorização da FAB para a obra de reforço da pista, garantindo mais estrutura para o nosso aeroporto;
* liberação de área da base para o novo hangar da Brigada Militar;
* aval da FAB para a permanência do Aeroclube dentro da base, reforçando a boa relação entre a cidade e a Força Aérea.
Pompeo de Mattos propõe novo prazo para georreferenciamento de pequenas propriedades
O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) informou ao colunista Flavio Pereira, que apresentou o projeto (PL 5285/2025), que estende até 2030 o prazo de georreferenciamento de pequenas propriedades rurais de até 25 hectares. Pelo telefone, o deputado conversou com o colunista, e explicou a motivação do projeto:
“Quem vive e trabalha no campo sabe o quanto a burocracia pode pesar no bolso e na vida de quem só quer produzir com dignidade. É uma iniciativa para dar fôlego aos pequenos produtores, permitindo que se regularizem com segurança e tempo suficiente, sem correr o risco de multas ou restrições”, disse o deputado.
Agências dos Correios despejadas por atraso no aluguel
A crise dos Correios chega a níveis alarmantes. Ontem, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo) trouxe um dado estarrecedor:
“A agência dos Correios da cidade de Ivoti, vizinha da minha cidade de Dois Irmãos, está sendo despejada por falta de pagamento do aluguel. Mas eu poderia falar de outras duzentas agências dos Correios que, na mesma semana, foram fechadas por falta de pagamento de aluguel, ou melhor, das quinhentas que, desde o início do Governo Lula, foram fechadas no Brasil. O dono de um imóvel em outra cidade disse que ‘toda vez que chega no quarto mês de atraso, eles pagam, para não serem despejados’. Mas que vergonha!”, afirma Marcel van Hattem.
Empresa identifica reserva de 1 milhão de onças de ouro em Lavras do Sul
Em informação trazida à coluna do jornalista Flavio Pereira, a Lavras do Sul Mineração (LDSM), subsidiária da empresa canadense Lavras Gold, revela que já investiu R$ 225 milhões no desenvolvimento de seu futuro projeto de exploração de ouro no município de Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul. Com 23 mil hectares de área e 34 processos minerários ativos, a empresa segue em fase de pesquisa mineral, que já apontou uma reserva aproximada de 1 milhão de onças de ouro, e segue para identificação de novos recursos que ampliem a viabilidade econômica de sua mina de ouro na região. A projeção é que a companhia produza 100 mil onças de ouro por ano, o que pode significar um faturamento anual de US$ 420 milhões.
Airton Souza em Brasília: recursos para o Hospital Universitário
No movimento que define como “uma grande frente em prol da saúde da nossa cidade”, o prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), liderou em Brasília desde terça-feira, um grupo com 18 dos 21 vereadores em busca de apoio financeiro para o Hospital Universitário, que atende pelo Sistema Único de Saúde, 150 municípios e enfrenta mais uma crise. A comitiva teve audiências com a bancada gaúcha, onde foi apresentado um orçamento em busca de emendas parlamentares, e no ministério da Saúde.
Famurs mobiliza prefeitos para discutir Reforma Tributária
A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, anuncia um encontro para debater os efeitos da reforma tributária, no dia 12 de novembro em Porto Alegre. A decisão foi aprovada na Assembleia Geral realizada terça-feira. Segundo ela, “a Reforma Tributária exige preparo e planejamento. Nosso objetivo é garantir que os prefeitos saibam o que fazer para proteger as receitas e estruturar suas administrações.”
Covatti Filho destaca segurança pública no COP Internacional 2025
A partir desta quinta-feira (23), São Paulo recebe o Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil, que integra a programação do COP Internacional 2025, considerado o maior evento da América Latina na área de segurança pública. Governadores, secretários, parlamentares e especialistas de todo o país estarão reunidos para debater estratégias de combate ao crime organizado, valorização das forças de segurança e aprimoramento da legislação.
A iniciativa já passou por Brasília e Espírito Santo antes de chegar à capital paulista. Presidente da Fundação Francisco Dornelles e do Progressistas no Rio Grande do Sul — promotores do evento —, o deputado Covatti Filho ressalta que o Fórum “é um espaço de integração entre conhecimento técnico, inovação e política, capaz de gerar políticas públicas que tornem o combate à criminalidade mais moderno, eficaz e justo”. (Por Flávio Pereira)
Voltar Todas de Flávio Pereira