Terça-feira, 05 de Julho de 2022

Home em foco Eleições 2022: saiba quem pode ser candidato no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Em outubro, os brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Os cidadãos que pretendem disputar os cargos eletivos devem se enquadrar nas regras estabelecidas pela Constituição e pela legislação eleitoral.

Para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral, os candidatos precisam ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos e ter domicílio eleitoral no local do cargo que disputarão um ano antes do pleito, estando filiados a um partido político pelo menos seis meses antes das eleições.

Os candidatos para os cargos de presidente da República, vice-presidente e senador devem ter pelo menos 35 anos de idade na data da posse. Para os cargos de governador e vice, a idade mínima é de 30 anos. Já quem vai concorrer a deputado federal, estadual ou distrital precisa ter, no mínimo, 21 anos.

A Lei da Ficha Limpa também deve ser observada para quem pretende disputar o pleito. A norma entrou em vigor em 2010 para barrar as candidaturas de condenados por órgãos colegiados por oito anos.

O primeiro turno das eleições será realizado em 2 de outubro, e o segundo, onde houver necessidade, no dia 30 do mesmo mês.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Vazamento de gás provoca bloqueio de avenida no Centro de Porto Alegre
McDonald’s anuncia a sua saída da Rússia por causa da guerra na Ucrânia
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada