Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026

Home Política Eleições 2026: Lula reedita slogan, e diz que “a verdade vai destruir a mentira”

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reeditou slogan da eleição de 2022 e afirmou que neste ano “a verdade vai destruir a mentira”. A fala ocorreu durante inauguração da nova emergência do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, o presidente ainda citou bandeiras de seu governo como a ampliação da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês e o programa Gás do Povo.

“A verdade vai destruir a mentira que foi contada nesse País durante tanto tempo”, disse o presidente durante o ato oficial. “Esse antes e depois é para vocês desmascararem qualquer pessoa que fale bobagem. Não vou citar nome de ninguém, mas vocês sabem quem mente”, afirmou.

Lula também disse que ao longo do tempo os hospitais federais do Rio foram usados como “peça de troca” em campanhas eleitorais e que a parceria do governo federal com a prefeitura do Rio teria levado ao fim seu suposto político.

A ex-ministra da Saúde de Lula, Nísia Trindade, estava presente no ato. Em março de 2024, os hospitais federais do Rio viraram uma crise para a então ministra. Na época, uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, abordou a penúria nessas unidades de Saúde.

O histórico de precarização dos hospitais federais já remonta há anos. Ainda na CPI da Covid-19, conduzida pelo Senado em 2021, o tema rendeu um capítulo à parte no relatório da comissão.

No último sábado (14), Lula acompanhou o Galo da Madrugada, tradicional bloco de carnaval do Recife, em Pernambuco. O presidente e a primeira-dama, Janja, assistiram ao desfile no camarote do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que vai disputar o comando do Executivo pernambucano. A governadora Raquel Lyra (PSD), que disputará a reeleição, também esteve presente.

No fim da tarde, Lula seguiu para Salvador, na Bahia, onde esteve no circuito Omar. Lula e Janja ficaram no camarote do Governo do Estado, montado nas imediações da Praça do Campo Grande, por onde passam os trio elétricos.

Já no domingo, a escola de samba Acadêmicos de Niterói abriu o carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro com um desfile em homenagem a Lula na Marquês de Sapucaí.

Além de saudar a história do petista, a apresentação também fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), rival de Lula retratado como palhaço Bozo na avenida.

A primeira-dama Janja assistiu à homenagem com o presidente e causou surpresa ao não desfilar. Ela era esperada no último carro da escola e foi substituída pela cantora Fafá de Belém. O samba-enredo gerou controvérsia devido ao risco de resultar em propaganda política antecipada no ano eleitoral. Lula deve concorrer à reeleição em 2026. (Com informações de O Estado de S. Paulo e da Folha de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O fundo de investimentos usado pelo dono do Banco Master para comprar participação do ministro do Supremo Dias Toffoli em resort movimentou R$ 35 milhões
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News