Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2025

Home Política Eleições 2026: Tarcísio amplia acenos ao eleitorado evangélico

Compartilhe esta notícia:

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), intensificou os acenos ao eleitorado evangélico ao longo deste ano, tanto nas redes sociais quanto em discursos públicos. Segundo levantamento da empresa de análise de dados Bites, o volume de postagens de teor religioso feitas pelo governador atingiu o patamar mais alto em 2025.

De acordo com o diretor técnico da consultoria, André Eler, multiplicaram-se as citações de Tarcísio a passagens bíblicas e referências a orações. “Já são quase quatro vezes mais menções a temas religiosos, versículos, Deus ou ao Evangelho em comparação com 2023. Em 2023, foram 36 menções; em 2024, o número subiu para 83; em 2025, até agora, já chegamos a 139.”

A pesquisa considerou dados de Instagram, Facebook e X, a partir do monitoramento de uma lista de palavras-chave associadas ao vocabulário típico do eleitorado evangélico. O volume de interações acompanhou, de forma proporcional, o aumento das publicações feitas pelo governador.

Em 2023, primeiro ano de mandato, Tarcísio registrou 2.183.589 interações em postagens de teor religioso. Em 2024, foram 3.850.781. Em 2025, alcançou 7.161.530 interações, sendo também o ano com o maior volume de publicações desse tipo. Ele tem mais de 5 milhões de seguidores no Instagram, por exemplo.

O ápice do engajamento com o eleitorado evangélico ocorreu em junho deste ano, quando o governador subiu em carro de som na 33.ª Marcha para Jesus e se enrolou na bandeira de Israel. Tarcísio falou em “reconciliação” e “perdão”. “É o dia de louvar, de agradecer, de se humilhar, de orar, de pedir perdão pelos nossos caminhos. E aí, a praga vai embora. O mal se afasta. A gente se reencontra com a prosperidade”, declarou.

Em outras agendas, Tarcísio evocou trechos de Crônicas 7:14 (“Se o povo se humilhar, orar e se arrepender, eu ouvirei do céu e sararei a sua terra”) e passagens das cartas de Paulo, como Romanos (“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração”). Não é incomum que ele mencione que sua mãe seguia a corrente evangélica da Igreja Pentecostal Vida Nova e lhe ensinou “as coisas de Deus”.

Se, no início, Tarcísio se limitava a dialogar com pastores da Assembleia de Deus, hoje mantém interlocução com representantes da Sara Nossa Terra, da Igreja Batista e da Renascer em Cristo – esta última declarada por ele patrimônio cultural e imaterial do Estado de São Paulo.

No início de novembro, durante a inauguração de um hospital em Santana de Parnaíba, o evento foi aberto com uma roda de oração conduzida pelo bispo de Jundiaí, d. Arnaldo, e pelo apóstolo Estevam Fernandes, da Renascer Praise. “A gente tem que se alegrar na esperança, porque nossa esperança está em Cristo”, afirmou Tarcísio. (Com informações do jornal O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Imagens de documentos pessoais de brasileiros, como RG, CNH, certidões e até passaportes, estão expostas na plataforma Pinterest e são acessadas por bandidos para aplicar golpes
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde