Terça-feira, 04 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de junho de 2023
Porto Alegre seguiu a tendência nacional e registrou redução no número de mortes em acidentes de trânsito após a implantação da Lei Seca, que completou 15 anos na segunda-feira (19). A legislação estabelece tolerância zero para quem misturar álcool e direção.
De acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), em 2008, a Capital gaúcha teve 148 mortes no trânsito, uma média de 10,3 por cada 100 mil habitantes. Em 2022, foram contabilizados 75 óbitos.
“Segundo os dados analisados pelo programa Vida no Trânsito, os principais fatores que resultam em morte são conduzir sem CNH regular, excesso de velocidade e ingestão de bebida alcoólica. Por isso, temos intensificado as nossas ações educativas e de fiscalização no trânsito”, explicou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.
Neste ano, até segunda-feira, a Operação Balada Segura havia realizado mais de 43 ações em Porto Alegre, totalizando 528 motoristas abordados. Destes, 16 se recusaram a realizar o teste do bafômetro.
Durante as blitzes, 165 pessoas foram autuadas. Cinquenta e cinco CRLVs (Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos) e cinco CNHs (carteiras nacionais de habilitação) foram apreendidos. Os agentes recolheram 46 veículos.