Terça-feira, 14 de Maio de 2024

Home Economia Em 2023 foram vendidos 2,3 milhões de veículos no Brasil, uma alta de 9,7% na comparação com 2022

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Com 2 milhões 308 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados o mercado brasileiro superou as mais otimistas expectativas e fechou 2023 com alta de 9,7% sobre 2022. Foram 200 mil unidades vendidas a mais, segundo divulgou a Fenabrave, em coletiva à imprensa em São Paulo, baseada em dados do Renavam.

A própria entidade do setor de distribuição estava menos otimista, com projeção de avanço de 5,6% nas vendas. A Anfavea, por sua vez, corrigiu sua expectativa no mês passado, mas ainda errou por cerca de 20 mil unidades.

Quem puxou o resultado para cima foi o segmento de automóveis e comerciais leves, mais volumoso, que cresceu 11,3% somando 2 milhões 179 mil unidades. Caminhões, no sentido oposto, registrou queda de 16,4%, com 104,2 mil unidades. Em ônibus as vendas avançaram 12,6%, para 24,6 mil veículos.

Para o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, a melhora no crédito foi fator importante para que o segundo semestre registrasse números mais positivos. A recuperação, segundo ele, continua, e a aposta para 2024 é de alta de 12% nas vendas.

Dezembro registrou o melhor volume para o mês desde 2019, somando 248,5 mil emplacamentos. Cresceu 14,6% sobre o último mês de 2022 e 16,9% com relação a novembro.

Fiat, Volkswagen e Chevrolet

Em 2022 modelos Fiat, Volkswagen e Chevrolet representaram 50,7% dos 1,9 milhão de automóveis e comerciais leves licenciados no mercado brasileiro, ou 990,7 mil unidades. No ano passado a fatia das três líderes subiu para 52,7% das 2,2 milhões de unidades emplacadas, somando 1,1 milhão de veículos, um crescimento de 16%. No período o mercado geral expandiu 11,3%.

O domínio das três só cresceu de um ano para o outro, um pouco ajudadas pelas medidas do governo que promoveu descontos em veículos de até R$ 150 mil no meio do ano, faixa de mercado onde elas possuem boas opções disponíveis. No ranking de modelos oito dos dez primeiros colocados são produzidos pelas três empresas.

Volkswagen e Chevrolet trocaram de posições de um ano para o outro: em 2023 a marca de origem alemã ficou com a segunda colocação, ao crescer 28,2%, enquanto os estadunidenses avançaram 12,6%. Ambas ganharam participação e viram a líder de mercado, Fiat, crescer 10,5%, um pouco abaixo do ritmo de mercado mas ainda com confortável distância para a vice-líder.

Tudo isso em um ano em que entrantes chinesas sacudiram o mercado, com opções eletrificadas a preços mais baixos mas ainda sem condições de brigar com nenhuma das marcas consolidadas. Ainda que seja digno de destaque o desempenho da BYD em todo o ano, 17,9 mil emplacamentos que os levaram à décima-quinta posição do ranking, não representou nem metade das vendas da Fiat em um mês – em dezembro foram 46,8 mil emplacamentos.

Retornando ao ranking outra grande mudança, dentre as dez primeiras, ocorreu na oitava posição, com a Nissan superando a Honda no último mês do ano. Nas demais posições não houve grandes alterações.

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