Terça-feira, 21 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de fevereiro de 2022
O presidente dos EUA Joe Biden saudou nesta terça-feira (15) o anúncio russo de que está retirando algumas tropas da região de fronteira com a Ucrânia, porém disse que ainda não verificou se isso de fato está ocorrendo. Ele afirmou que um ataque da Rússia contra território ucraniano ainda é uma forte possibilidade. O norte-americano voltou a ameaçar com pesadas sanções caso isso ocorra.
Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse não querer guerra na região, em fala ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, que citou o “maldito dever” de defender a paz.
As falas dos líderes ocorrem em meio às fortes tensões na Ucrânia. Os países ocidentais ameaçam a Rússia com sanções “sem precedentes” em caso de ataque ao território ucraniano.
Os Estados Unidos e outros países da aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) enviaram reforços militares para o leste da Europa e afirmam que uma invasão pode ocorrer “a qualquer momento”.
Putin afirmou, durante a entrevista coletiva, que a Rússia decidiu retirar parte de suas tropas para possibilitar mais discussões com os países do Ocidente.
Scholz disse, ao lado do mandatário russo, que a retirada “é bom sinal” e que as opções diplomáticas para evitar uma guerra ainda não foram esgotadas.