Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 8 de novembro de 2023
Na manhã dessa quarta-feira (8), no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, o plantel gremista finalizou seus preparativos para enfrentar o Botafogo, nesta quinta (9), às 20h, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor está a três pontos do alvinegro que atualmente é o líder da competição.
O trabalho dessa quarta foi com portões fechados à imprensa e o técnico Renato Portaluppi aperfeiçoou alguns detalhes táticos e trabalhou a bola parada defensiva e ofensiva.
Iturbe e Nathan, retornando de lesão, devem ficar à disposição. Gustavo Martins e Ronald, medalhas de ouro no Pan-Americano do Chile, retornaram na segunda (6).
O Tricolor Gaúcho vem de quatro vitórias seguidas, não só se consolidando no G-4, como também voltando a sonhar com o título. Até por isso, o duelo contra o Botafogo é tratado como uma “final” de campeonato.
Ainda sem Geromel e Pepê, lesionados, a tendência é que Renato repita a escalação do triunfo sobre o Bahia no último sábado (4). Porém, há possibilidade de mudanças na lateral-direita com retorno de Fábio e no ataque.
A provável escalação gremista é: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro (Fábio), Villasanti, Carballo, Cristaldo e Reinaldo; JP Galvão e Luis Suárez.
Diferente do seu adversário, vem de três derrotas seguidas no Brasileirão. Com isso, a disputa pelo título do campeonato está acirrada nessa reta final. O Botafogo ainda é o líder e tem um jogo a menos diante do Fortaleza, mas viu a gordura que tinha na liderança acabar. O vice-líder Palmeiras, tem o mesmo número de pontos da equipe carioca, perdendo no primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias.
Para o duelo contra o Grêmio, o técnico Lúcio Flávio terá os retornos de Adryelson, Cuesta e Marlos Freitas, que cumpriram suspensão no último jogo, contra o Vasco. Porém, vai ter a ausência de Tiquinho Soares, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Diego Costa deve substituí-lo.
O time carioca deve entrar em campo com: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Diego Costa.
No retrospecto geral, o Grêmio leva a melhor no confronto. São 28 vitórias do Tricolor contra 20 do Botafogo. O duelo conta com 18 empates. Na partida válida pelo 1º turno do Brasileirão, o “Fogão” venceu a equipe gaúcha por 2 a 0 na Arena.
A partida desta quinta será apitada por Ramon Abatti Abel (Fifa-SC), auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Thiaggo Americano Labes (SC). O VAR (árbitro de vídeo) será Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).