Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 25 de abril de 2024
A prefeitura de Porto Alegre passou a disponibilizar nessa quinta-feira (25) um novo serviço através whatsapp: o envio de pedidos de revisão ou parcelamento de contas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Basta salvar o número (51) 3433-0156 nos contatos do aplicativo de mensagens e digitar um “oi”, para depois clicar na opção “Água e Esgoto”, seguida de “Revisão” ou “Parcelamento”.
O serviço faz parte da “Central do Cidadão”, que desde 1° de fevereiro agiliza procedimentos como encaminhar e acompanhar digitalmente demandas desse tipo. Dentre as novidades mais recentes estão o recebimento de alertas meteorológicos da Defesa Civil e de trânsito pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Além do whatsapp, o sistema utiliza recados de texto do tipo SMS. O cidadão pode, ainda, submeter questões relativas a transporte escolar, táxi e lotação.
Conforme o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Carlos Fett Paiva Neto, a administração municipal tem aprimorado a comunicação com os porto-alegrenses por meio do investimento em fluxos de autoatendimento: “Cada vez mais priorizamos a autonomia do usuário, oferecendo em contrapartida uma melhor qualidade em tecnologia”.
O diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, complementa: “Essa parceria entre o Dmae e a plataforma 156 é mais uma alternativa para facilitar a vida da população. O consumidor pode fazer uma série de pedidos sem sair de casa”.
Segurança pública
Também nessa quinta-feira, representantes da Brigada Militar (BM) e Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) do Estado se reuniram na sede da Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procempa) para conhecer o aplicativo “Hórus Next Generation”.
A ferramenta é voltada para utilização em dispositivos móveis como smartphones, de forma integrada ao sistema de cercamento eletrônico de Porto Alegre. Com isso, poderá analisar placas veiculares em tempo real, ampliando a abrangência da prevenção e combate a crimes como furto de roubo de veículo.
O aplicativo pode ser utilizado tanto por policiais nas viaturas quanto por agentes de fiscalização de trânsito em operações do tipo “blitz inteligente”. E ainda oferece a possibilidade de enviar alertas por meio do cercamento eletrônico, exibindo os detalhes do veículo e atualizando a localização do agente a cada 10 segundos, por meio de GPS.
(Marcello Campos)
No Ar: Pampa Na Tarde