Terça-feira, 08 de Julho de 2025

Home Porto Alegre Em Porto Alegre, ciclovia da avenida Ipiranga é liberada no trecho entre a João Pessoa e Salvador França

Compartilhe esta notícia:

O trecho da ciclovia da avenida Ipiranga entre a João Pessoa (bairro Santana) e a Salvador França (Jardim Botânico), na Zona Leste de Porto Alegre, está  liberado para utilização desde essa quinta-feira (22), após os danos causados pelo alto volume de chuvas em maio. Nos segmentos com desvio para a recuperação da pista exclusiva , os veículos podem utilizar a faixa azul nos horários em que normalmente isso é proibido.

Quando houver alertas climáticos emitidos pela Defesa Civil Municipal, o trecho será novamente fechado com gradis, assim permanecendo até o fim da vigência do aviso.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a extensão agora liberada representa 60% do total da estrutura atualmente em condições de receber ciclistas. A parte que permanece interditada vai da Salvador França à Antônio de Carvalho, ainda em razão da queda de talude – estrutura lateral para contenção de desmoronamentos.

Como ainda há interdição do talude devido a deslizamentos em determinados trechos, adaptações foram realizadas para permitir o retorno das “bikes”. Foram colocadas rampas de acesso na avenida Ipiranga junto às ruas Ramiro Barcelos (sentido Centro-Bairro), Silva Só (Bairro-Centro) e São Manoel (Centro-Bairro).

Estes locais estão sinalizados para que o ciclista desvie de forma segura para a pista de rolamento. Pelo mesmo motivo, a faixa da esquerda terá bloqueio.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU, à qual está vinculada EPTC) reforça a importância do respeito aos semáforos e sinais de trânsito, bem como do uso de iluminação traseira e dianteira na bicicleta, sobretudo para a circulação noturno.

Doutor Flores

No Centro, o trecho da rua Doutor Flores entre Andradas e Voluntários da Pátria continua com bloqueio total de pista até esta sexta-feira (23). A medida é necessária para que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) conclua a programação de limpeza e reconstrução da rede de drenagem no segmento.

A orientação da EPTC aos motoristas e motociclistas que precisam acessar a região é a de que utilizem a rua Senhor dos Passos, imediatamente paralela à Doutor Flores. O cronograma dos próximos dias está sujeito a alterações conforme as condições meteorológicas.

De acordo com a prefeitura, a extensão do bloqueio se deve à complexidade do serviço, que inclui bocas-de-lobo e outras estruturas. A área – que abrange pontos comerciais de referência como o Pop Center (“Camelódromo”) e o prédio da antiga loja Hipo Imcosul – foi diretamente atingida pelas enchentes de maio na Capital.

Demandas desse tipo podem ser encaminhadas por qualquer cidadão. Para isso, deve ser utilizado o Sistema 156 (telefone, aplicativo e whatsapp). Mais informações na sessão de notícias do site prefeitura.poa.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ex-diretor municipal não vê novidade em conclusões de relatório holandês sobre enchentes em Porto Alegre
Anac autoriza pagamento de R$ 425 milhões à concessionária do Aeroporto Salgado Filho
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias