Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Home Porto Alegre Em Porto Alegre, corredor humanitário é liberado para veículos de passeio na madrugada

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo anunciou nesta sexta-feira (17) a liberação do corredor humanitário, de forma experimental, para veículos de passeio no horário da meia-noite às 5h da manhã.

A circulação já será possível a partir da madrugada desta sexta, após análise por parte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em relação ao fluxo. A partir de segunda-feira (20), estará permitida também a passagem de vans escolares, sem restrição de horário.

“Temos monitorado o movimento pelas câmeras e no local com os agentes de fiscalização. O fluxo de veículos está bastante tranquilo, o que possibilitou fazer essas duas liberações. Reforçamos, no entanto, que é fundamental o uso por veículos com o foco no suprimento dos bens essenciais à vida e à saúde dos porto-alegrense”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

Na quinta, primeiro dia com o fluxo de veículos nos dois sentidos, sem a intervenção manual dos agentes de trânsito da EPTC, o corredor apresentou um aumento de 50% na circulação.

Sem restrição de horário, o uso é exclusivo para caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados e farmácias, viaturas em serviço e identificadas como prefeitura de Porto Alegre, governo do RS, governo federal e Forças Armadas, ambulâncias, viaturas de segurança, profissionais da área médica em atividades essenciais, vans escolares e ônibus intermunicipais e metropolitanos.

Tanto os ônibus metropolitanos quanto os intermunicipais precisam, para acessar o corredor, de um adesivo, que foi disponibilizado pela prefeitura às empresas e deverá ser colado no para-brisa dianteiro dos veículos.

Operação

No sentido Litoral-Porto Alegre, o acesso é monitorado pela Polícia Rodoviária Federal no Km 94 da BR-290. No sentido inverso, a EPTC está posicionada na avenida Paulo Gama com a Osvaldo Aranha, orientando os motoristas. Pontos de monitoramento verificam a altura dos caminhões, já que há limitação de 4,2 metros devido à passagem pelo Túnel da Conceição.

No sentido Litoral-Capital, o motorista vem da Freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, entra na Sarmento Leite, Osvaldo Aranha ou João Pessoa. Já no sentido Capital-Litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando a Sarmento Leite na contramão, vai pelo Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do Caminho Humanitário até chegar à avenida Castelo Branco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Equipes de limpeza recolhem mais de 900 toneladas de resíduos em Porto Alegre
Mais 18 escolas da rede municipal de Porto Alegre retomam atividades nesta segunda-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias