Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Home Sem categoria Em Porto Alegre, detector de avanço de sinal já funciona de modo experimental

Compartilhe esta notícia:

.O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, visitou o primeiro cruzamento equipado na cidade com instrumentos para monitorar avanços de sinal vermelho e excessos de velocidade. Trata-se de medida adotada em caráter experimental (6 de janeiro a 28 de fevereiro), no encontro da avenida Protásio Alves com a rua Vicente da Fontoura (bairro Rio Branco), um dos pontos com maior histórico de acidentes de trânsito na capital gaúcha.

Está prevista a instalação experimental dos chamados “Detectores de Avanço de Sinal” (DAS) em 15 locais críticos, com base em estudos técnicos e dados de sinistralidade. O próximo deve contemplar o cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e Princesa Isabel (bairro Azenha).

Durante essa fase, serão registradas infrações exclusivamente para fins educativos e de monitoramento, sem aplicação de penalidades aos condutores. Eventuais infratores receberão alerta de conscientização. Já a partir de 1º de março, os dispositivos registrarão os autos de infração de trânsito referentes a essas duas modalidades de desrespeito à legislação.

O projeto é executado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), cujo diretor-presidente Pedro Bisch Neto destaca: “A medida tem caráter educativo e preventivo. O respeito ao sinal vermelho é fundamental para proteger a vida. Cada avanço indevido aumenta significativamente o risco de colisões graves, especialmente envolvendo pedestres e motociclistas”.

Melo acrescentou: “Esse é um equipamento para salvar vidas. Não queremos mais ver acidentes que poderiam ser evitados se os condutores respeitassem a sinalização, seja de sinaleiras ou placas. Nosso foco sempre será a educação de trânsito, com reforço das orientações a motoristas, motociclistas e pedestres”.

Ao longo do ano passado, o desrespeito ao semáforo ou à placa de pare foi o principal fator de risco identificado nos acidentes de trânsito com morte na capital gaúcha. Os dados constam em levantamento realizado pelo programa “Vida no Trânsito”.

Detalhes

A implantação dos detectores decorre de pregão eletrônico vencido pela empresa Talentech Tecnologia. O contrato de prestação do serviço abrange também a manutenção dos equipamentos, extração e a transmissão remota de dados, utilizando-se a mesma tecnologia.

A medida visa a avaliar o funcionamento operacional dos detectores, permitir a adaptação das equipes de fiscalização e fortalecer as ações educativas junto à população, reforçando a importância do respeito à sinalização semafórica.

Cruzamentos

– Protásio Alves x Vicente da Fontoura.

– Bento Gonçalves x Princesa Isabel.

– Baltazar de Oliveira Garcia x Dante Angelo Pilla.

– Ipiranga x Silva Só.

– Aparício Borges x Oscar Pereira.

– Sertório x Souza Reis x Edu Chaves.

– Bento Gonçalves x Antônio de Carvalho.

– Cavalhada x Campos Velho.

– Bento Gonçalves x João de Oliveira Remião.

– Protásio Alves x Ramiro Barcelos.

– Sertório x Ceará.

– Ipiranga x Salvador França.

– Farrapos x Santo Antônio.

– Carlos Gomes x Plínio Brasil Milano.

– Ipiranga x Azenha.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sem categoria

Em Porto Alegre, detector de avanço de sinal já funciona de modo experimental
104 anos de Leonel Brizola em Capão da Canoa
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Madrugada