Terça-feira, 04 de Novembro de 2025

Home Política Em resposta à ausência do “careca do INSS”, CPI convoca familiares e sócios dele

Compartilhe esta notícia:

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS aprovou nessa terça-feira (16) a convocação para depoimento de Tânia Carvalho dos Santos, esposa do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes – conhecido como “Careca do INSS” – e do filho dele, Romeu Carvalho Antunes. Ambos são sócios de Antunes. Foram aprovadas também as convocações de Cecília Montalvão Queiroz, esposa do empresário Maurício Camisotti; de Rubens Oliveira Costa e Milton Salvador, também sócios de Antônio Carlos Antunes; e do advogado Nelson Wilians.

Todos deverão depor na comissão nesta quinta-feira (18), a partir das 9h, na condição de testemunhas, não de investigados. As testemunhas que não forem localizadas serão procuradas pela Polícia Legislativa do Senado em todos os estados para que possam comparecer à comissão, explicou o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Resposta

A votação dos requerimentos foi uma resposta da CPMI ao não comparecimento de Antônio Carlos Antunes, cujo depoimento estava marcado para segunda-feira (15). Preso pela Polícia Federal na semana passada, o empresário foi beneficiado por uma decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe permitiu não comparecer à reunião. Maurício Camisotti, também preso, prestaria depoimento à CPMI nesta quinta-feira (18), mas já avisou que não vai comparecer.

“Se de fato há uma delação a caminho, basta que a comissão seja respeitada e informada oficialmente pelo STF. Só faremos a convocação caso uma suposta delação dos investigados não adiante. Não chamaremos aqui até a delação. Todos os requerimentos aprovados hoje foram para testemunha. Essa comissão não tem compromisso de proteger ninguém”, comprometeu-se Carlos Viana.

Mesmo tendo acertado anteriormente a votação dos requerimentos de convocação dos parentes, os representantes do governo na CPMI tentaram voltar atrás. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou alguns destaques e a sessão foi suspensa em busca de um acordo. Depois de aproximadamente dez minutos de intervalo, os destaques foram retirados pelo autor e os requerimentos foram aprovados.

O senador Cid Gomes (PSB-CE) ainda apelou ao presidente Carlos Viana para que a votação dos requerimentos fosse feita na quinta. A sugestão, porém, foi recusada pelo presidente da CPMI. As informações são Agência Senado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Câmara dos Deputados pede e o ministro Flávio Dino suspende investigação sobre deputado do Tocantins por emendas para cestas básicas
Lutando para permanecer no governo Lula, ministro do Turismo celebra recorde de visitantes estrangeiros ao Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde