Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025

Home Bruno Laux Em reta final, CPI do Desmonte do DMAE reconvoca vereador para depoimento

Compartilhe esta notícia:

Vereador reconvocado

A CPI do Desmonte do DMAE da Câmara de Porto Alegre reconvocou o vereador Gilvani “Gringo” (Republicanos) para novo depoimento nesta segunda-feira, em sessão que também ouvirá o ex‑diretor da entidade, Alexandre Garcia. Gringo foi chamado de volta após declarações na última oitiva que o colocaram sob suspeita em relação a contratos da autarquia durante as enchentes de 2024. Paralelamente, o Simers protocolou na Câmara uma representação por quebra de decoro parlamentar que imputa ao vereador, conforme a peça, admissão de pagamento de propina, vínculo societário com empresa contratada pelo município, condenação com trânsito em julgado no STJ e falsas declarações sob juramento à CPI. As oitivas, que serão as últimas antes da fase final da CPI, devem aprofundar apurações sobre contratos suspeitos, supostas omissões administrativas e o desvio de recursos apontado pelo Ministério Público.

 

Valorização do Ensino

Por articulação do deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União), a Assembleia Legislativa do RS instalará na próxima sexta-feira a Frente Parlamentar do Ensino Superior e Técnico. A criação do grupo visa aprofundar as discussões e aprimorar as políticas públicas que impactam diretamente o cotidiano de estudantes, professores e profissionais da educação no RS, visando valorizar seu potencial enquanto motor de impulsionamento da inovação. Segundo Thiago, a frente deve atuar para que a pesquisa, a extensão e a qualificação profissional sejam cada vez mais alinhadas às demandas do mercado e da sociedade, gerando emprego, renda e um ambiente de negócios mais competitivo. “A educação de qualidade é a ferramenta mais poderosa para a inclusão social”, destaca o deputado.

 

Combate à tortura

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia gaúcha realiza nesta segunda-feira uma audiência pública para debater a criação do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura no RS. Proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL), a discussão pretende abordar os detalhes da instituição do órgão, que já possui estruturas similares em outros estados brasileiros. No Rio de Janeiro, o Parlamento fluminense instituiu em 2016 um mecanismo que realiza visitas periódicas e regulares a espaços de privação de liberdade para verificar as condições e combater qualquer tipo de irregularidade. Luciana defende o avanço da ideia no território gaúcho diante de uma série de situações de violações de direitos humanos nas penitenciárias do Estado, envolvendo tanto questões de precariedade no atendimento aos apenados, quanto casos de assédio moral, sobrecarga e falta de nomeações relacionados aos policiais penais. “Tratamentos desumanos, degradantes e torturantes não estão dentro das normas e não devem ocorrer em nenhum lugar, incluindo os presídios”, afirma a deputada.

 

Monitoramento aprimorado

O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) da Prefeitura de Porto Alegre iniciou a implantação de um sistema de análise de comportamento por vídeo que gera alertas automáticos ao identificar ações suspeitas ou anômalas. Nesta fase de calibração, os algoritmos estão sendo ajustados para reconhecer eventos como escalada em postes, tentativas de assalto, incêndios em contêineres, descarte irregular, vandalismo e vazamentos em via pública. Ao projetar nas telas do Ceic a imagem vinculada ao alerta, a ferramenta promete agilizar a comunicação entre operadores, equipes de segurança e agentes municipais, ampliando a capacidade de resposta. Segundo o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, a tecnologia permite migrar de uma postura reativa para uma atuação preventiva e integrada.

 

Antigomobilismo gaúcho

O deputado estadual Guilherme Pasin (PP) está articulando no Parlamento estadual a instituição da “Rota do Antigomobilismo” no RS, visando promover o turismo, a cultura e a valorização histórica dos veículos clássicos, antigos e originais no Estado. Levando em consideração critérios adotados pela Federação Brasileira de Veículos Antigos, o parlamentar propõe a criação de um itinerário que abranja espaços como museus, exposições, feiras e eventos de antigomobilismo, além de estabelecimentos que promovam a cultura do ramo e roteiros turísticos que contemplem a história do automóvel no território gaúcho. Pasin afirma que o RS possui uma comunidade ativa de entusiastas da prática, em paralelo a uma expressiva coleção de veículos clássicos. “A implementação desta rota turística não apenas beneficiará o setor de turismo, mas também incentivará a preservação do patrimônio histórico e cultural”, defende o parlamentar.

Instagram: @obrunolaux

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

De olho no engajamento digital, governo Lula reforça presença nas redes sociais
Alcoólica$
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada