Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025

Home Política Em reunião, Tribunal Superior Eleitoral propõe parceria com o Telegram para barrar desinformação

Compartilhe esta notícia:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o representante do Telegram no Brasil, o advogado Alan Campos Elias Thomaz, se reuniram nesta quinta-feira (24) pela primeira vez para discutir formas de colaboração para as eleições de 2022.

O tribunal já firmou parcerias com outras plataformas, como Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok, mas não havia conseguido contato com o Telegram. As primeiras tentativas foram feitas ainda na gestão do ministro Luís Roberto Barroso, que deixou a presidência do TSE em fevereiro deste ano.

Por causa do descumprimento de decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes chegou a determinar o bloqueio do aplicativo no Brasil em 17 de março. Como a empresa cumpriu as determinações após a suspensão, Moraes decidiu revogá-la no dia 20.

O Telegram, um dos principais canais de comunicação do presidente Jair Bolsonaro com seus apoiadores, chegou a se desculpar publicamente por não ter respondido anteriormente.

O ministro Edson Fachin, que preside o TSE, enviou então um novo convite para que representantes da plataforma se reunissem com o tribunal.

Nesta quinta-feira, uma equipe do TSE apresentou o Programa de Enfrentamento à Desinformação ao representante do aplicativo e propôs um termo de adesão visando uma parceria contra as notícias falsas sobre o processo eleitoral. O tribunal ainda detalhou o conteúdo ideal da cooperação e os procedimentos para a formalização e a manutenção dos canais de contato.

O TSE tem se preocupado com perfis falsos nas redes sociais e a disseminação de fake news relacionadas especialmente ao sistema eletrônico de votação e às fases do processo eleitoral.

Segundo o TSE, Thomaz, que representa o Telegram, afirmou que a plataforma está “empenhada no combate à desinformação” e informou que levará a proposta aos executivos da empresa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Caso Rafael: Ministério Público entra na Justiça para que advogados de defesa paguem multa por abandono de plenário
Unidades de saúde promovem ações pelo Mês da Mulher neste sábado em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde