Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026

Home Porto Alegre Em um ano, a prefeitura de Porto Alegre totaliza quase 11 mil pagamento de auxílio-moradia

Compartilhe esta notícia:

Balanço divulgado pela prefeitura de Porto Alegre nessa terça-feira (6) aponta 10.821 pagamentos de auxílio-moradia pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) entre janeiro e dezembro do ano passado. Quase 52% dos casos (5.581 atendimentos) foram destinados à modalidade-padrão do benefício, ao passo que mais de 23% (2.541) contemplaram pessoas em situação de rua, garantindo condições mínimas de moradia e apoio à reinserção social.

Já o chamado “Auxílio Proteção Especial” foi o procedimento adotado em 25% (2.699). Trata-se de uma modalidade articulada à rede socioassistencial, com acompanhamento técnico e ações de inclusão social. Para a SMAS, os resultados evidenciam o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas sob vulnerabilidade na capital gaúcha.

Um dos destaques foi o acréscimo de 450 vagas, em maio, exlusivamente direcionadas ao segmento em situação de rua. O titular da pasta, Matheus Xavier, avalia que a medida ampliou a capacidade de resposta do município frente ao aumento da demanda por proteção social e reforçou o compromisso com a garantia de direitos, acolhimento e promoção de autonomia:

“A iniciativa integra um conjunto de ações que contribuem para a reconstrução de vínculos e a superação de situações de extrema vulnerabilidade. O auxílio-moradia é uma das ferramentas mais importantes da nossa política de proteção social. Oferece não apenas um teto, mas também a oportunidade de se reconstruir histórias com dignidade. Nosso trabalho é garantir que o benefício chegue a quem mais precisa”.

Ele acrescenta: “Com a consolidação do auxílio-moradia como política pública contínua, a SMAS projeta ampliar o alcance das ações em 2026, reafirmando o papel de Porto Alegre como referência na promoção de direitos básicos e no fortalecimento da rede de proteção social”.

Como funciona

O acesso ao auxílio-moradia ocorre de forma técnica e organizada pela rede municipal. Os cidadãos podem procurar atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Para a população em situação de rua, o encaminhamento também é realizado pelos serviços de abordagem social, unidades de acolhimento e Centros de Referência para População em Situação de Rua (Centros POP). Em todos os casos, a concessão depende de avaliação social realizada por equipes especializadas, garantindo critérios técnicos e prioridade a quem mais necessida de auxílio.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Hospital de Clínicas de Porto Alegre restringe neste mês o atendimento no centro obstétrico e UTI neonatal
Desabamento de laje mata criança e fere outras duas em Porto Alegre; vítimas tomavam banho de piscina
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News