Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 18 de janeiro de 2026
Ao longo do ano passado, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre implantou mais de 22 quilômetros de novas redes de abastecimento. O balanço foi divulgado nesse fim de semana, com base nos dados registrados no Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) da prefeitura.
Trata-se de um crescimento superior a 100% em relação a 2024, quando a extensão do sistema foi expandida em 10 quilômetros. A expansão se deu no âmbito do Plano Plurianual (PPA) do Município, que estabelece os objetivos e metas da administração pública a cada quatro anos.
Ainda em 2025, técnicos do Dmae também trabalharam na substituição de 58 quilômetros de tubulação. Totalizou-se assim cerca de 80 quilômetros de novas redes no período de janeiro a dezembro. Esse quantitativo se deve especialmente aos projetos de renovação das tubulações no bairro Sarandi, bem como no 4º Distrito, ambos na Zona Norte.
O diretor-geral interino do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, frisou em informe publicado no início deste mês no portal prefeitura.poa.br: “O Dmae mantém diálogo permanente com os demais serviços da prefeitura e comunidades em fase de regularização fundiária, a fim de possibilitar a extensão da rede de abastecimento formal ao máximo de pessoas”.
Em 2024, foram contratadas obras de substituição das redes dos bairros Sarandi (quase 33 quilômetros) e da área atendida pelo Sistema Moinhos de Vento (mais de 100 quilômetros), a serem executadas nos próximos meses. Já no âmbito da rede de esgoto cloacal, houve extensão de 6,2 quilômetros na rede.
(Marcello Campos)