Domingo, 25 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 24 de fevereiro de 2022
A Embaixada do Brasil na Ucrânia pediu que os brasileiros que puderem se desloquem por meios próprios para outros países ao oeste do país, “após se informarem sobre a situação de segurança local”.
Aos brasileiros que vivem na região leste do país, “na margem esquerda do rio Dnipro”, e que não conseguirem viajar por meios próprios, a orientação é se deslocar para Kiev e contatar a embaixada pelo plantão consular. O órgão pede que o número seja utilizado apenas em caso de necessidade extrema.
Já a orientação aos brasileiros que moram em Kiev é não sair, já que a capital ucraniana está com grandes engarrafamentos nas saídas da cidade. A orientação é aguardar novas instruções da embaixada.
A recomendação é motivada pela invasão feita pela Rússia em território ucraniano na madrugada de quinta-feira (24), e a embaixada está se comunicando com os brasileiros via Telegram e Facebook.
Brasileiros na Ucrânia
Cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia, segundo o embaixador do Brasil no leste europeu, Norton de Andrade Mello Rapesta.
“A relação entre os dois países é muito estreita em vários setores, há vários brasileiros de origem ucraniana e de outros países, somos muito bem vindos aqui. Temos uma comunidade com cerca de 500 brasileiros vivendo na Ucrânia”, afirmou o diplomata.
Rapesta informou que os brasileiros que vivem na Ucrânia atuam em várias profissões, como jogadores de futebol, profissionais de TI, diretores de grandes empresas e estudantes. Eles estão espalhados por diversas cidades, mas a capital Kiev tem a maior parte.
Entre os jogadores brasileiros que moram na Ucrânia, a maioria atua no clube Shakhtar Donetsk. Entre eles estão David Neres, Pedrinho, Júnior Moraes, Alan Patrick, Dodô, Vitão, Marlon Santos, Marcos Antônio, Tetê, Ismaily, Fernando, Maycon e Vinicius Tobias.
Cerca de 20 brasileiros estão presos em um hotel localizado na cidade de Kiev, na Ucrânia, e pedem ajuda à embaixada brasileira para deixar o país após o anúncio da invasão das tropas militares russas, no início da madrugada desta quinta-feira. Um vídeo feito por eles pede socorro à embaixada.
Entre os jogadores, está o santista Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, mais conhecido como Junior Moraes, ele é um dos brasileiros que pede ajuda pelas redes sociais para deixar a capital da Ucrânia com a família. Junior é naturalizado ucraniano e atua como atacante. Atualmente, joga pelo Shakhtar Donetsk e pela Seleção Ucraniana.
A Rússia, com autorização de seu presidente, Vladimir Putin, iniciou, na madrugada desta quinta-feira uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia. Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas. Putin disse às forças ucranianas que deponham as armas e voltem para casa.