Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Home Mundo Emmanuel Macron perde maioria absoluta no Parlamento francês, mostram projeções

Compartilhe esta notícia:

Projeções mostram que o presidente da França, Emmanuel Macron, pode perder a maioria absoluta na Assembleia Nacional e o controle de sua agenda de reformas. A eleição legislativa deste domingo (19) pode deixar o Parlamento dividido.

A aliança de centro de Macron deve terminar com a maioria dos assentos, mas sem atingir o número necessário para conseguir a maioria absoluta, segundo as pesquisas. Em segundo lugar deve ficar o bloco de esquerda liderado pelo veterano Jean-Luc Melenchon.

As previsões das empresas de pesquisa Ifop, OpinionWay, Elabe e Ipsos apontam para a aliança de Macron vencendo entre 200 e 260 assentos, e a esquerda entre 149 e 200. O número necessário para uma maioria absoluta é de 289 assentos na câmara baixa.

Macron, de 44 anos, tornou-se em abril o primeiro presidente francês em duas décadas a conseguir um segundo mandato, mas governa um país profundamente desencantado e dividido, no qual cresceu o apoio a partidos populistas na direita e na esquerda.

A aliança de Melenchon fez campanha para congelar preços de bens essenciais, reduzir a idade de aposentadoria, limitar heranças e proibir que empresas que pagam dividendos demitam seus funcionários. Melenchon também defendeu desobediência em relação à União Europeia.

Os aliados políticos de Macron consideram Melenchon um “agitador sinistro” que destruiria a França.

As estimativas iniciais indicaram que a aliança de esquerda ficou longe de conseguir uma maioria, mas impediu que Macron a obtivesse e deve se tornar o maior bloco de oposição na Assembleia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Semana tem 1.440 vagas de emprego cadastradas no Sine Municipal de Porto Alegre
Covid: Brasil registra 10,6 mil casos e 55 mortes em 24 horas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa