Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 7 de dezembro de 2025
O mapa aéreo entre a Europa, a América do Norte e o Brasil está ganhando novos traçados com uma rodada de investimento de companhias como Iberia, TAP e Air France. As líderes deste movimento são a espanhola Iberia, que inaugura nos próximos meses duas novas rotas fixas de Madri para Fortaleza e Recife, e a portuguesa TAP, que inaugura uma ligação regular entre Curitiba e Lisboa.
A ofensiva da Iberia é marcada por um crescimento de capacidade expressivo. Após registrar um aumento de 27% na oferta de assentos em 2025, superando a marca de 590 mil lugares, a empresa prevê expandir sua operação em mais 25% apenas no primeiro semestre de 2026, com a disponibilização de 365 mil assentos no período.
— Agora criaram-se as condições, no espaço e no tempo, de apostar mais no mercado brasileiro. Já tínhamos uma presença importante, com cerca de 600 mil lugares por ano, mas agora vamos dar um passo além, com a maior aposta de capacidade da história da Iberia. São Paulo com 14 frequências semanais, o Rio com sete, e as novidades de Fortaleza e Recife — afirma Ramiro Sequeira, diretor de operações da Iberia.
O primeiro voo para Recife decolará de Madri em 13 de dezembro. Em seguida, a rota para Fortaleza será inaugurada em 19 de janeiro, ambas com três voos semanais. Juntas, estas novas ligações serão responsáveis por cerca de 80% do aumento da capacidade da Iberia projetada para o primeiro semestre de 2026.
Para o Nordeste brasileiro, a empresa estreará uma aeronave de corredor único, que normalmente faz voos domésticos. O Airbus A321XLR marca uma tendência crescente no setor aéreo: o uso de aeronaves menores, mais eficientes e econômicas em voos transatlânticos.
Segundo afirmou o executivo, as vendas para o Nordeste estão dentro das expectativas da empresa. Em relação ao Brasil, a oferta total de assentos até o primeiro semestre de 2026 está na casa dos 30 mil passageiros por rota operada no país.
— O foco é claro: fortalecer o Brasil dentro da nossa operação latino-americana. Demos passos que não são simples — abrir Recife e Fortaleza, aumentar o Rio — e agora o caminho é continuar a crescer. O objetivo é que, olhando para 2026 e adiante, o Brasil tenha ainda mais relevância dentro da Iberia — finalizou Sequeira.
TAP investe em Curitiba
A TAP Air Portugal também se junta ao grupo de companhias que estão fortalecendo a presença no corredor transatlântico. A companhia anunciou a inauguração de uma rota inédita entre Curitiba e Lisboa, que será a primeira ligação direta da capital paranaense com o continente europeu.
O voo está previsto para ser lançado em julho de 2026 e contará com três frequências semanais (terças, quintas e sábados), partindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena. As operações serão realizadas com aeronaves Airbus A330-200, que têm capacidade para até 269 passageiros.
Caviar, champanhe e outras mordomias: Companhias aéreas vão além da primeira classe para fisgar consumidor de luxo.
Segundo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, a decisão de incluir Curitiba reflete a prioridade estratégica dada ao Brasil, que já soma 14 cidades atendidas pela aérea.
— O Brasil é um mercado estratégico para a TAP, e o Paraná passa a integrar essa rede de conexões com a Europa. Com a inauguração da nova rota para Curitiba, ampliamos a nossa presença no País, que já conta com diversas ligações entre capitais brasileiras e cidades europeias, através de Lisboa e Porto. Queremos aproximar ainda mais portugueses e brasileiros, oferecendo conectividade, conforto e eficiência.
A importância da rota foi sublinhada pela assinatura de um protocolo de cooperação entre o Governo do Paraná, visando a promoção do estado como destino turístico e de investimentos europeus.
Air France mira no Rio, Salvador e Fortaleza
A Air France, por sua vez, divulgou seu plano de operações para a temporada de novembro a março de 2026, com quase 800 voos diários para cerca de 170 destinos globais. O destaque fica por conta do Rio de Janeiro, que passará a ter 12 voos semanais a Paris. Salvador também terá um aumento de capacidade, alcançando 5 frequências por semana no período.
Fidelidade rende bilhões: Veja como as companhias aéreas se beneficiam dos programas de relacionamento
“Estamos comprometidos em oferecer mais opções e conforto para nossos clientes em todo o mundo, conectando Paris a destinos estratégicos e emergentes”, disse a empresa em nota.
Além do reforço nas rotas permanentes, a Air France iniciou a expansão sazonal entre Fortaleza e Paris, que opera com cinco frequências semanais até 18 de janeiro de 2026. Essa operação sazonal utiliza o Boeing 777-200, configurado com 328 assentos distribuídos em três classes: executiva, econômica premium e econômica. Com informações do portal O Globo.